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E. F. Central do
Brasil (1895-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PEDRO
LEOPOLDO
(antiga CACHOEIRA GRANDE)
Município de Pedro Leopoldo, MG (veja
a cidade) |
Linha do Centro - km 648,023 (1928) |
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MG-0521 |
Altitude: 698 m |
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Inauguração: 17.06.1895 |
Uso atual: desconhecido (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pedro Leopoldo foi inaugurada em 1895 com o nome de Cachoeira
Grande.
Seu nome atual, dado em 1901, foi uma homenagem a Pedro
Leopoldo da Silveira, funcionário da E. F. Central do Brasil
falecido em 1894.
Originalmente um distrito de Santa Luzia,
Pedro Leopoldo tornou-se município em 1924. Por ali
passa a linha de bitola mista (métrica e larga, 1,60m).
Outro marco importante é a construção da estação ferroviária Dr. Pedro Leopoldo, em 1895, num terreno doado pela fábrica de tecidos que já ecxistia ali. Em pouco tempo transformou-se de uma estação de parada para uma movimentada estação ferroviária. Por volta de 1901, a maior parte da população de Pedro Leopoldo eram trabalhadores da fábrica de tecido e da estrada de ferro.
Até 1923, no entanto, Pedro Leopoldo era freguesia de Matosinhos, que era distrito de Santa Luzia. Neste ano, foi elevado à condição de município, o qual foi instalado em 1924 e cuja sede foi elevada à categoria de cidade em 1925. O nome foi homenagem ao engenheiro que projetou o trecho da ferrovia que corta a cidade.
Em 1985, a RFFSA informava no boletim "Conheça
a sua ferrovia" que nesta estação se executava
o carregamento de cimento ensacado e a granel) em gôndolas tipo
GFD na média mensal de 27.000 toneladas para os seguinte clientes:
Cauê, Ciminas e Mauá pela bitola de 1 metro e 62.000
toneladas na bitola de 1,60 m.
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1897
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 19/8/1897). |
ACIMA: A estação de Pedro Leopoldo em 4/11/2022 (Foto Robson Gomes).
Fontes: Robson Gomes, 2022; Facebook, relato; Rogério Cordeiro, 2013; Pedro Paulo Resende, 2006; Jonathan
Sobral, 2006; Flavio Francesconi, 2001; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de
Comunicação, 1928; Waldemar Corrêa Stiel: História do
Transporte Urbano no Brasil, 1984; RFFSA: Conheça a sua ferrovia
- Treinamento, DECOM-BH, março de 1985; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação em 1911. Ao lado dela, à esquerda
na foto, bonde a tração animal. Foto do livro
História do Transporte Urbano no Brasil, de Waldemar
Corrêa Stiel, 1984. |
A estação em 15/07/2001. Foto Flávio Francesconi |
A estação em 01/2006. Foto Jonathan Sobral |
A estação em 2/12/2006. Foto Pedro Paulo Rezende |
A estação em 2013. Foto Rogério Cordeiro |
A estação em 4/11/2022. Foto Robson Gomes |
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Atualização:
05.11.2022
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