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E. F. Central do
Brasil (1891-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ESPERANÇA
Município de Itabirito, MG (Veja
a usina) |
Linha do Centro - km 528,006 (1928) |
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MG-0431 |
Altitude: 840 m |
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Inauguração: 01.10.1891 |
Uso atual: depósito (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1970 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Esperança foi inaugurada em 1891 (ver caixa abaixo, de 1891).
Parece ter ficado
fechada durante algum tempo nos primóridos de sua existência,
pois é citado que "a 10 de junho (de 1899) reabriu-se
ao tráfego a estação Esperança, entre
Itabira (Itabirito) e Aguiar Moreira" (Memória
Histórica da EFCB, 1908, p. 489).
Nos anos 1970, o prédio
original foi substituído pelo atual, feio, estilo "refesão"
e, com o abandono da linha, totalmente abandonado.
Em 2009, com esse prédio mais novo
totalmente desfigurado, era escritório de um fabricante de artefatos
de cimento. Interessante notar que a linha abandonada em frente à
estação ainda era mista e terminava logo após a travessia do viaduto que
aparece ao fundo. A partir daí somente bitola métrica, seguindo rumo
norte, para Rio Acima.
A usina, ou a antiga usina, ficava no
outro lado do rio que corre paralelo à linha hoje abandonada.
Uma ponte de madeira e ferro, usada para o desvio de linha para a
usina que ali existia, ainda estava ali em 2009, servindo para carros.
Do lado da usina, na entrada, uma casa de pedra e uma pequena locomotiva
a vapor que era da linha particular, estavam expostas. Do lado da linha, casas
de colônia - seriam elas da usina ou da ferrovia e sinais de
cruzamento de vias ferroviárias abandonados? A estação
podia ser vista também de cima da ponte da rodovia que liga
Itabirito a Ouro Preto.
Em abril de 2009, a estação era usada como depósito e estava em péssimo estado. Porém, ainda estava em pé.
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1891
AO LADO: Inauguração da estação de Esperança (O Estado de S. Paulo, 27/9/1891). |
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1933
AO LADO: Acidente na estação de Esperança (O Estado de S. Paulo, 23/12/1933). |
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Ana
Maria Giesbrecht; Hugo Caramuru; Pedro Paulo Rezende; Gutierrez L.
Coelho; Marcelo Lordeiro; Memória Histórica da EFCB,
1908; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; ) |
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A estação original de Esperança, sem data.
Foto cedida por Marcelo Lordeiro, Rio de Janeiro, RJ |
A estação em junho de 1990. Foto Hugo Caramuru |
A estação atual, abandonada, anos 1990. Foto Pedro
Paulo Resende |
A estação desfigurada, em 2003. Foto Gutierrez
Lhamas Coelho |
A estação, em 2003. Foto Pedro Paulo Resende |
A estação em 20/07/2006. Foto Ana Maria Giesbrecht |
A estação, vista da ponte da rodovia Itabirito-Mariana,
em 20/07/2006. Foto Ana Maria Giesbrecht |
A estação, por Julio Alves, em 28/4/2021 |
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Atualização:
29.04.2021
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