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E. F. Dom Pedro
II (1887-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ITABIRITO
(antiga ITABIRA DO CAMPO)
Município de Itabirito, MG |
Linha do Centro - km 523,855 (1928) |
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MG-0233 |
Altitude: 848 m |
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Inauguração: 16.07.1887 |
Uso atual: Centro cultural, de informações
e de artesanato (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itabira do Campo, construída em alvenaria de pedra,
foi inaugurada em 1887.
Seu nome primitivo ainda aparece num mapa da Central de 1898 e numa
publicação de 1902.
O nome foi alçterado para Itabirito em 7 de setembro
de 1923, quando o povoado foi elevado a município.
Em 1928, a bitola na estação ainda era apenas métrica,
msd, mais tarde, a bitola larga (1,60m) da Central passou a chegar
até esta estação, como linha de bitola mista,
estendendo-se essa bitola larga por um desvio até a Usina
Esperança.
Raríssimas vezes, o trem Vera Cruz (Rio de Janeiro-Belo
Horizonte), ia parar ali, final da bitola larga: quando havia
alguma interrupção na linha do Paraopeba e os
passageiros seguiam em frente pela linha do Centro, trocando
para uma composição de bitola métrica para atingir
Belo Horizonte por General Carneiro. Leonardo Bloomfield
presenciou e fotografou um dessas cenas raras (ver abaixo).
Em 2003, um belo projeto recuperou totalmente a área da estação, convertendo-a
em centro cultural e de artesanato. Em 2010 a linha estava totalmente
abandonada, pelo menos entre as estações de Miguel
Burnier e de Sabará, sem tráfego algum de
cargueiros e muito menos de trens de passageiros, que dali haviam
sumido já nos anos 1980.
Em 2019, a estação estava em ótimo estado.
1923
AO LADO: A eletricidade
chegava à estação (O Estado de S. Paulo,
18/4/1923).
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ACIMA: Cena rara: o trem Vera Cruz em Itabirito,
esperando pela baldeação dos passageiros que se destinavam
a Belo Horizonte, pela bitola métrica que dali segue em frente.
Ver texto (Foto Leonardo Bloomfield, anos 1960).
ACIMA: A estação de Itabirito, à esquerda, e seu entorno, foto sem data).
(Fontes: José E. Buzelin, 1990; Italo de
Azeredo Coutinho, 2010; Kerley A. C. Oliveira; Julio Alves, 2021;Leonardo Bloomfield; Alberto del Bianco, 1975; Gutierrez
L. Coelho, 2003; Claudio Larangeira, 2003; __: Estrada de Ferro Central do Brasil,
2o volume, Imprensa Nacional, 1902; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Communicação, 1928) |
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A estação em 1928. Foto Max Vasconcellos |
Estação de Itabirito em 1975. Foto Alberto del
Bianco |
A estação em 10/1990. Foto José Emilio
Buzelin |
A estação em 26/10/2003. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 26/10/2003. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 2007. Foto Claudio Larangeira |
A estação em 4/2010. Foto Italo de Azeredo Coutinho |
A estação em 24/4/2021. Foto Julio Alves |
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Atualização:
14.02.2023
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