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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Herculano Penna
Pedra do Sino
Cristiano Ottoni
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(anos 1960-1996):
Carandaí
Pedra do Sino
Parada 444
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1894-1975)
RFFSA (1975-1996)
PEDRA DO SINO
Município de Carandaí, MG
Linha do Centro - km 429,970 (1928)   MG-0386
Altitude: 1.072 m   Inauguração: 19.05.1894
Uso atual: demolida (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Pedra do Sino foi inaugurada em 1894, com o nome originado de uma gruta de pedra nas proximidades que vibram como um sino a qualquer pancada que lhe seja desferida.

Em 2003 ainda estava de pé, com uso não determinado.

Uma variante antes e depois dela foi construída nos anos 1950, eliminando as estações imediatamente antes e depois da estação de Pedra do Sino, mas cruzando os leitos velho e novo no pátio desta estação, mantendo a mesma incólume.

Próxima à estaçãozinha foi construída a fábrica de cimento Tupi, em 1976.

Em setembro de 2017, notou-se que a estação havia sido demolida (Pedro Paulo Resende).



1932
AO LADO:
A linha, interrompida, foi liberada para circulação Terremoto na estação (O Estado de S. Paulo, 31/5/1932).









1939
AO LADO: Acidente próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 4/4/1939).

1939
AO LADO:
Outro acidente próximo à estação em 1939 (O Estado de S. Paulo, 23/11/1939).


ACIMA: A fábrica de Cimento Tupi, em 1976, quando de sua inauguração (Revista VEJA, maio de 1976). ABAIXO: A estação em junho de 2010 (Foto Alexandre Almeida).
(Fontes: Alexandre Almeida; Flavio Cavalcanti; Pedro Paulo Rezende; Jorge A. Ferreira; VEJA, 1976; Tectran; O Estado de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

A estação, provavelmente anos 1990. Foto de catálogo da Tectran, acervo Flavio Cavalcanti

A estação de Pedra do Sino, em 03/2001. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 2003, com a fábrica de cimento Tupi ao fundo. Foto Pedro Paulo Resende
     
     
Atualização: 28.04.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.