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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Santos Dumont
Recenvindo
Mantiqueira
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1913-anos 1920)
RECENVINDO
Município de Santos Dumont, MG
Linha do Centro - km 330,328 (1928)   MG-3153
Altitude: -   Inauguração: 08.1913
Uso atual: demolida nos anos 1920   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913? (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Recenvindo foi inaugurada em 1913. A revista Brazil Ferro-Carril, de 31/08/1913, dava a notícia: "Foi já inaugurada a nova estação construída há pouco entre Palmira e Mantiqueira, nos terrenos cedidos gratuitamente pelo sr. Manoel Maria de Sá Fortes. A nova estação recebeu o nome de Doutor Recenvindo Pereira".

Durou pouco a estação. No livro de Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, de 1928, ele já citava: "No km 330,328 passa o trem pelo local onde foi a estação Engenheiro Recenvindo; dela nem vestígios existem".

O que teria levado a Central do Brasil a uma desativação e demolição tão precoce dessa estação, que teve diversos nomes, como podemos perceber pelas referências? Curiosamente, encontram-se a menção dela nos guias de horários (Guias Levi) dos anos 1950, com paradas ali efetuadas, o que leva a crer que ela possa ter sido reativada com a construção de um novo prédio.

No Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 ela não é citada. Sobrava ainda em 2015 uma plataforma com cobertura. Terá mesmo ali existido um prédio?

ACIMA: Acidente corrido três quilômetros antes da estação de Recenvindo (km 327) em 1927 - ver mais detalhes clicando sobre a fotografia (A Cigarra, 1a quinzena de fevereiro de 1927). ABAIXO: Entre as estações de Recenvindo e de Santos Dumont, há uma bela obra de arte ferroviária: um viaduto por sobre o ribeirão Mantiqueira e a estrada que vai até Cabangu (Foto Ricardo Quinteiro de Mattos, novembro de 2007).

(Fontes: Décio Marques; Jorge A. Ferreira; Ricardo Qunteiro de Mattos; A Cigarra, 1927; Brazil Ferrocarril, 31/08/1913; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Plataforma com cobertura de Recenvindo em 2006. Foto Décio Marques

Recenvindo, ainda em pé em março de 2015. Foto Jorge A. Ferreira
 
     
Atualização: 30.07.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.