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E. F. Central do
Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BELO
VALE
Município de Bonfim, MG (1917-1938)
Município de Belo Vale, MG (1938-) |
Linha do Paraopeba - km 530,421
(1928) |
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MG-4039 |
Altitude: 797 m |
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Inauguração: 20.06.1917 |
Uso atual: pertence à Prefeitura (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1917 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua
extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída
em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens
entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura
tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro,
até General Carneiro, onde saía a linha para a capital
mineira. Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bello Valle foi inaugurada em 1917, juntamente com o trecho
de linha que ligava a estação de João Ribeiro
a Belo Horizonte.
A vida não era fácil na época da construção
da linha (1914-1917): "Morei a princípio em rancho
de pau a pique, às margens do Paraopeba, junto à Cachoeira
do Salto. Depois melhor me instalei, linha abaixo. Primeiro no antigo
e belicoso São Gonçalo da Ponte (Belo Vale), mais tarde
no pacífico Aranha (Melo Franco) e finalmente na quase deserta
Várzea da Pantana (Ibirité). (Tínhamos direito
a) proventos (...) e auxílio para aquisição de
montaria (...) e um trabalhador para cuidar do animal e dele fiz,
quanto a meu caso, o meu guarda-costas, naquelas brenhas pouco amistosas
e em geral refratárias à passagem da linha (...) (Victor
Figueira de Freitas, depoimento sem data).
"O telhado e suas colunas de sustentação, na lateral da estação,
são bem mais recentes. Curiosamente quem montou teve o capricho de
encontrar 4 pedestais de ferro fundido com a inscrição "10.Depózito"
(com Z, mesmo). Sabe Deus onde os encontrou. O prédio, bastante parecido
com o de Moeda, no mesmo ramal, está entregue ao Deus dará, embora
haja nos fundos uma turma de manutenção de vias da MRS. O telhado
da plataforma oposta, comum a todas as estações da Central, tambem
já foi devidamente rapinado" (Gutierrez L. Coelho, 08/2004).
A estação estava restaurada em 2016.
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1926
AO LADO: Acidente próximo
à estação (O
Estado de S. Paulo, 5/1/1926).
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1926
AO LADO: Queda do pontilhão
junto à estação interrompe tráfego
de trens (O Estado
de S. Paulo, 13/3/1926).
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(Fontes: Edson da Rocha Ferreira; Frederico Alexandre Costa Alves;
Alex de Lima; Victor Figueira de Freitas; J. Emilio Buzelin; Gutierrez
L. Coelho; Alexandre Almeida; Manoel M. Monachesi; Jorge Alvez Ferreira;
O Estado de S. Paulo, 1926; Décio Lima Jardim e Marcio Cunha
Jardim: História e Riquezas do Município de Brumadinho,
Prefeitura Municipal de Brumadinho, 1982; Revista REFESA, anos 1970;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-80;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, provavelmente anos 1930. Acervo Manoel
M. Monachesi |
A estação em 1956. Foto Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, 1958 |
A estação em 06/1998. Foto José Emilio
Buzelin |
A estação em 29/08/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação em 29/08/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A plataforma auxiliar da estação em 29/08/2004.
Foto Gutierrez L. Coelho |
Mas o trem cargueiro da MRS ainda passa pela estação,
em 29/08/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 04/2007. Foto Alexandre Almeida |
A estação já restaurada em 2016. Foto Alex
de Lima |
A estação em 14/8/2020. Foto Edson da Rocha Ferreira |
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Atualização:
18.11.2022
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