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VXY Mogiana em MG
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Linha do Paraopeba - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1919-1975)
RFFSA (1975-1996)
MOEDA
Município de Moeda, MG
Linha do Paraopeba - km 544,063 (1928)   MG-0228
Altitude: 799,495 m   Inauguração: 16.06.1919
Uso atual: biblioteca municipal (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1919
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Moeda foi inaugurada em 1919, dois anos depois da abertura da linha.

A localidade se formou à volta da estação; a verdade, entretanto, é que já existia um povoado com o mesmo nome - hoje chamado de Moeda Velha - onde, nos tempos da colônia, se fundiam moedas falsas para escapar à taxação portuguesa. A estação, afastada desse local (onde ainda existem as ruínas da fundição), tomou o seu nome.

Mais tarde, o local foi elevado a município.

Nos anos 1990, a estação desativada foi reformada e passou a funcionar como biblioteca municipal.

1925
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 29/12/1925)


ACIMA: Túnel da Fortaleza, desativado em 1963, quando a Central procedeu a algumas retificações de trecho na linha. Fica próximo a Moeda (Foto Pedro Paulo Rezende, 9/8/2009). ABAIXO: O túnel novo de Moeda - que substituiu o de Fortaleza -, embocadura lado Belo Horizonte (Foto Rodrigo Cunha em 29/6/2011).
(Fontes: Cristiano Oliveira; Renato C. Ramos; Rodrigo Cunha; Alexandre Almeida; Manoel M. Monachesi; Pedro Paulo Rezende; Bertie Moura; O Estado de S. Paulo, 1925; www.cachoeirasdaserra.com.br; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958)
     

A estação de Moeda, provavelmente na sua inauguração (1919). Acervo Manoel M. Monachesi

A estação nos anos 1950. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958

A estação em 07/1989. Foto Renato C. Ramos

A estação em 2003. Foto cachoeirasdaserra.com.br

A estação de Moeda em 2004. Foto Bertie Moura

A estação em 20/08/2006. Foto Pedro Paulo Rezende

A estação em 04/2007. Foto Alexandre Almeida

Estação de Moeda em 24/12/2011. Foto Cristiano Oliveira

A estação em 27/10/2013. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 8/10/2018. Foto Edson R. Ferreira
   
     
Atualização: 15.10.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.