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E. F. Central do
Brasil (1919-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MOEDA
Município de Moeda, MG |
Linha do Paraopeba - km 544,063
(1928) |
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MG-0228 |
Altitude: 799,495 m |
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Inauguração: 16.06.1919 |
Uso atual: biblioteca municipal (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1919 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua
extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída
em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens
entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura
tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro,
até General Carneiro, onde saía a linha para a capital
mineira. Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Moeda foi inaugurada em 1919, dois anos depois da abertura
da linha.
A localidade se formou à volta da estação; a
verdade, entretanto, é que já existia um povoado com
o mesmo nome - hoje chamado de Moeda Velha - onde, nos tempos
da colônia, se fundiam moedas falsas para escapar à taxação
portuguesa. A estação, afastada desse local (onde ainda
existem as ruínas da fundição), tomou o seu nome.
Mais tarde, o local foi elevado a município.
Nos anos 1990, a estação desativada foi reformada e
passou a funcionar como biblioteca municipal.
1925
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de
S. Paulo, 29/12/1925)
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ACIMA: Túnel da Fortaleza, desativado
em 1963, quando a Central procedeu a algumas retificações
de trecho na linha. Fica próximo a Moeda (Foto Pedro Paulo
Rezende, 9/8/2009). ABAIXO: O túnel novo de Moeda
- que substituiu o de Fortaleza -, embocadura lado Belo Horizonte
(Foto Rodrigo Cunha em 29/6/2011).
(Fontes:
Cristiano Oliveira; Renato C. Ramos; Rodrigo Cunha; Alexandre Almeida;
Manoel M. Monachesi; Pedro Paulo Rezende; Bertie Moura; O Estado de
S. Paulo, 1925; www.cachoeirasdaserra.com.br; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Communicação, 1928; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958) |
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A estação de Moeda, provavelmente na sua inauguração
(1919). Acervo Manoel M. Monachesi |
A estação nos anos 1950. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958 |
A estação em 07/1989. Foto Renato C. Ramos |
A estação em 2003. Foto cachoeirasdaserra.com.br |
A estação de Moeda em 2004. Foto Bertie Moura |
A estação em 20/08/2006. Foto Pedro Paulo Rezende |
A estação em 04/2007. Foto Alexandre Almeida |
Estação de Moeda em 24/12/2011. Foto Cristiano
Oliveira |
A estação em 27/10/2013. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 8/10/2018. Foto Edson R. Ferreira |
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Atualização:
15.10.2018
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