A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Moeda
Cazeca
Eng. Renato Braga
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

Linha do Paraopeba - 1931
...

 
E. F. Central do Brasil (1934-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAZECA
Município de Moeda, MG
Linha do Paraopeba - km 546,744 (1934)   MG-1218
    Inauguração: 15.10.1934
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A parada foi inaugurada em 1934 com o nome de Km 547. Em 26/10/1948, seu nome foi alterado para Cazeca. O nome veio a homenagear o fazendeiro José Emílio da Silva, que, segundo a Central do Brasil, "prestou valioso e desinteressado auxílio à construção do ramal do Paraopeba". Pedro Paulo Rezende pesquisou a região atrás da estaçãozinha em 2012: "Sábado passado fiz uma incursão pela Linha do Paraopeba. A intenção principal era fotografar trens da MRS na região de Moeda e descobrir a localização da parada Cazeca. Uma busca pelo Google Earth revelou a existência de um prédio similar a uma estação na região onde se esperava encontrar vestígios de Cazeca. O prédio situa-se bem proximo a linha e se assemelha a uma estação. O que me intrigava era a existência de dois prolongamentos no telhado na direção da linha. Não foi difícil encontrar o local. Partindo de Moeda, seguimos até o final do asfalto, no sentido de Brumadinho. Ali existe uma PN e, junto dela, vestígios de uma plataforma rudimentar feita de trilhos e dormentes. A cobertura já

ACIMA: Casa de turma próxima à parada Cazeca (Foto Pedro Paulo Rezende, 6/10/2012).
foi há muito roubada. Cortaram os trilhos de sustentação do telhado a maçarico, e creio que roubaram os dormentes que formavam o piso da parada. Mas ali não era a localização do prédio visto pelo Google. Contudo, concluí que era Cazeca. A localização junto à estrada faz sentido, pois serve a dois povoados existentes nas proximidades. Indaguei a moradores que passavam pelo local e eles disseram existir um prédio similar à estação de Moeda mais a frente, num local conhecido como Casinhas. Dava para ir a pé, mas preferi seguir de carro pela estrada de terra e pegar o próximo trevo. Subindo uma rampa forte, cheguei à área da linha novamente e ali encontrei o misterioso prédio. Não era uma estação, mas sim uma casa de turma geminada, onde os prolongamentos do telhado a que mencionei formam uma varandinha para cada entrada do antigo prédio. Há moradores ocupando o local, razão pela qual o prédio ainda sobrevive. Notei inscrições antigas nas laterais do prédio, mas foram cobertas com espessa camada de tinta que não pemite identificar tudo. Apenas um grande EFCB é perceptível ali. A foto do corte de pedra foi feita a partir da Casa de Turma, e pode-se ver a antiga parada Cazeca ao fundo, onde a linha some do plano da foto. Se Cazeca não correspondeu às nossas expectativas, pelo menos descobrimos uma antiga Turma da EFCB na Linha do Paraopeba, até então desconhecida de todos nós
" (Pedro Paulo Rezende, 7/10/2012).
(Fontes: Pedro Paulo Resende)
     

Ruínas da parada de Cazeca em 6/10/2012. Foto Pedro Paulo Rezende
     
     
Atualização: 09.10.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.