|
|
E. F. Central do
Brasil (1925 -1975)
RFFSA (1975-1996) |
JATOBÁ
Município de Ibirité, MG |
Linha do Paraopeba - km 619,746 (1960) |
|
MG-1213 |
|
|
Inauguração: 22.06.1925 |
Uso atual: abandonada |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha do
Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão
acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga,
provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de
Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar
pela zona de mineração da Linha do Centro, até
General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira.
Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Jatobá foi inaugurada em 1925. O esqueleto
da cobertura da plataforma continua ali. O tráfego de
ACIMA: Trem cargueiro parado no pátio de
Jatobá, provavelmente anos 1950 (Acervo Jorge A. Ferreira).
cargueiros na linha é pequeno; Jatobá,
construída para ser uma parada dos subúrbios que chegavam
até o Barreiro, foi abandonada cedo. |
|
|
|
Parada do Jatobá, em 20/02/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
22.10.2011
|
|