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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Eng. Caetano Lopes
Jeceaba
Arrojado Lisboa
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Linha do Paraopeba - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1996)
JECEABA
(antiga CAMAPUAN e JOÃO RIBEIRO)
Município de João Ribeiro (1914-1953), MG
Município de Jeceaba (1953-), MG
Linha do Paraopeba - km 504,591 (1928)   MG-1212
Altitude: 843 m   Inauguração: 14.11.1914
Uso atual: uso da ferrovia (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1914 com o nome de Camapuan, permanecendo como ponta de linha até a inauguração do restante do ramal, em 1917. O povoado com este nome tinha apenas 30 casas no início de suas obras, em 1911, para receber a estação, quando esta ainda era pertencente ao município de Entre Rios de Minas.

Pode-se atribuir aos trabalhadores da construção da ferrovia, em sua maioria de origem portugiesa, espanhola e italiana o desenvolvimento do local.

A estação de Camapuan teve o nome de João Ribeiro (antigo ministro da Fazenda cujo nome inteiro era João Ribeiro de Oliveira e Souza), até por volta de 1950 e a partir de 1951 passou a se chamar Jeceaba, de acordo com o guia de horários Guia Levi.

Já o povoado, que originalmente (1911) tinha cerca de apenas 30 casas e se chamava Camapuan. A estação, no entanto, passou a se chamar o nome de João Ribeiro para a estação. Somente em 1953 o município de Jeceaba ganhou município com este nome.

A confusão de nomes na história de nomes de municípios, distritos e estações, é infelizmente comum e prejudica o estudo destas localidades no Brasil.

Em 1928, Max Vasconcellos, historiador e viajante da EFCB criticou a homenagem ao ministro em seu livro: "Chamava-se, até bem pouco, Camapuan. Mas o nome não servia: como Suassuhy, era lindo, brasileiro, provindo da língua aborígene, designava por certo a natureza, acidentes na história da região; era eufônico e tradicional; caracterizava a nossa nacionalidade; a sua origem remontava aos próprios começos da nossa história de nação independente. Por isso, a penada ministerial, golpeando insolitamente tradições veneráveis, rompendo com as leis do bom gosto, tropeçando por cima da vontade geral dos habitantes e... considerando... resolveu mudar-lhe o nome... até ulterior ministro. A estação serve à cidade de Entre Rios, que lhe fica 20 km a sudoeste e a qual é ligada por estrada de automóvel" (Max Vasconcellos, 1928).

Na estação desciam centenas de romeiros, para ver uma "santa milagreira", a "Santa de Coqueiros" (ver caixas abaixo).

Em janeiro de 1930, a estação já tinha o nome de João Ribeiro. Em dezembro de 1951, seu nome já era Jeceaba.

Em 21/4/2010, Pedro Paulo Rezende visitou a já desativada estação: "
Creio que o prédio de Camapuã não seja o que hoje vemos com o nome de Jeceaba. Na minha opinião, Camapuã deveria ser um prédio primitivo tal qual a localidade por ele servido naquela época, sendo mais um telheiro de zinco com piso de terra batida que uma estação propriamente dita. Depois que o povoado ganhou mais status, construíram outro prédio nas imediações e o denominaram João Ribeiro (Veja a foto da bilheteria de Jeceaba, por Pedro Paulo Rezende em 3/4/2010, abaixo). As iniciais JR indicam isso. O prédio foi construído para abrigar a estação de João Ribeiro, depois renomeada Jeceaba. Confesso que foi a primeira vez que vejo iniciais da estação em vez da ferrovia EFCB. Mas seja lá quem fez assim, ajudou muito a desvendar a história do lugar" (Pedro Paulo Rezende, 21/4/2010).

A estação em 2021 estava sendo utilizada pela MRS, concessionária da ferrovia atual.

1931
AO LADO: Muitos embarques para a estação de João Ribeiro (O Estado de S. Paulo, 1/5/1931).

1931
AO LADO: Eram romeiros visitando uma milagreira que teria previsto a própria morte (O Estado de S. Paulo, 2/5/1931).

1931
AO LADO: Foram postos trens especiais de Belo Horizonte até a estação (O Estado de S. Paulo, 2/5/1931).


ACIMA: Desenho esquemático do pátio de Jeceaba com as linhas hoje existentes. Texto em inglês. A linha de Paraopeba corre de leste a oeste no desenho; a da Ferrovia do Aço de norte a sul no desenho. As restantes são linhas de junção. (Pedro Paulo Rezende, 2010).

2010
AO LADO:
A bilheteria de Jeceaba, com as iniciais J. R. (de João Ribeiro) (Foto Pedro Paulo Rezende em 3/4/2010).

ACIMA: Estação de Jeceaba em abril de 2017 (Foto Michael Silva).

ACIMA: A estação em 2021 (Foto Johne Ribeiro).

(Fontes: Michael Silva, 2017; Johne Ribeiro, 2021; Edson da Rocha Ferreira, 2019; Cristiano Oliveira, 2011; Pedro Paulo Rezende, 2010; José André Veado; Manoel Monachesi, 1980; José Emílio Buzelin, 1999; Cesar Augusto Tonetti, 2003; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928); IBGE: Enciclopeia dos Municipios Brasileiros, vol. V, 1959.
     

A estação, provavelmente anos 1960. Foto José André Veado

Vagão nos desvios da estação, provavelmente anos 1960. Foto José André Veado

A estação nos anos 1980. Ao fundo, pilares de um viaduto em construção da futura Ferrovia do Aço. Foto Manoel Monachesi

A estação em 12/1999. Foto José Emílio Buzelin

A estação em 04/2003. Foto Cesar Augusto Tonetti

Estação de Jeceaba em 24/12/2011. Foto Cristiano Oliveira

A estação em 30/12/2019. Foto Edson da Rocha Ferreira
   
     
Atualização: 16.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.