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E. F. Central do
Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
CAETANO LOPES (antiga SUASSUHY)
Município de Jeceaba, MG |
Linha do Paraopeba - km 498,923
(1928) |
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MG-2408 |
Altitude: 846 m |
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Inauguração: 14.11.1914 |
Uso atual: abandonada (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua
extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída
em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens
entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura
tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro,
até General Carneiro, onde saía a linha para a capital
mineira. Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Suassuhy foi inaugurada em 1914. Servia, na época
ao distrito de São Braz do Suassuhy.
Seu nome atual - Engenheiro Caetano Lopes - homenageia um engenheiro
que foi Diretor da Central, em 1922, Caetano Lopes Junior.
Em 1928, a estação já tinha o nome atual. "Apesar
de, perante a municipalidade, o engenheiro chefe da Construção
ter assumido o compromisso de conservar na estação o
nome da sede do distriso a que ela serve, foi aquele nome mudado..."
(Max Vasconcellos, 1928).
Após esta estação, a linha atravessa pela primeira
vez o rio Paraopeba. Em 2017, a estação ainda estava
de pé, abandonada, no distrito do mesmo nome pertencente ao
município de Jeceaba.
ACIMA: A estação em 2017 (Foto de Michael Silvba em abril de 2017).
(Fontes: Max Vasconcellos, 1928; Alessandro
Bastos; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Locomotiva a vapor na estação, provavalmente anos
1940. Foto Maria das Graças Dias |
A estação, em 2006. Fotos Alessandro Bastos |
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Atualização:
02.10.2019
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