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E. F. Central do
Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MÁRIO
CAMPOS (antiga JACARÉ)
Município de Mário Campos, MG |
Linha do Paraopeba - km 587,416 (1928) |
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MG-1210 |
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Inauguração: 24.10.1923 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão
acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga,
provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de
Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar
pela zona de mineração da Linha do Centro, até
General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira.
Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Jacaré foi inaugurada em 1923. Nos anos 1930 teve
o nome alterado para o atual, Mário Campos. Entretanto,
há guias que apontam Jacaré e Mário
Campos como sendo duas paradas diferentes, distantes 2 km uma
da outra. O prédio já foi demolido, sobrou apenas
uma velha plataforma e uma casa de turma. "Só existe a plataforma
e a base da estação, pelas fotos verá que o estado da outra plataforma,
a do antigo trem de subúrbio, é lamentavel. Este lugar em especial
devia ser muito bonito: à frente da estação ainda há um pequeno lago,
integrante de uma praça, com várias arvores, como nos bons tempos
da década de 1950" (Carlos Miguez, 2007). |
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A plataforma que sobrou, em 04/04/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
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Casa ferroviária ao lado de onde ficava a estação,
em 04/04/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A plataforma em 02/2007. Foto Carlos Miguez |
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Atualização:
22.10.2011
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