|
|
E. F. Central do
Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SARZEDO
Município de Sarzedo, MG |
Linha do Paraopeba - km 601,273
(1960) |
|
MG-1209 |
Altitude: 766 m |
|
Inauguração: 20.06.1917 |
Uso atual: museu (2016) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua
extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída
em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens
entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura
tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro,
até General Carneiro, onde saía a linha para a capital
mineira. Além disso, até então havia baldeação
para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações
principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A
linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho,
foi aberta até a estação de João Ribeiro
em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro
foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente.
Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações
entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali
até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas
de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros
continua intenso até hoje, com a concessionária MRS,
até a estação do Barreiro, próxima a BH,
e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola
mista, métrica e larga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Sarzedo foi inaugurada em 1917. A cidade em volta, hoje
sede do município, nasceu a partir da implantação
desta estação.
A estação foi desativada nos anos 1970.
O seu prédio ainda estava ainda em pé e bem mantida,
servindo como museu, em 2016.
|
1923
AO LADO: Trem noturno Rio-BH retido
em Sarzedo (O Estado de S. Paulo, 6/2/1923).
|
|
1923
AO LADO: Queda de barreira entre
Sarzedo e Ibirité (O Estado de S. Paulo, 27/3/1923).
|
ACIMA: Trem especial administrativo da MRS,
feito a partir do Budd "administração" e do
Budd poltrona-leito em dezembro de 2001, muitos anos depois da desativação
dos trens de passageiros naquela linha (Foto José Emilio Buzelin).
ABAIXO: A estação em 2016 (Autor desconhecido).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; José E.
H. Buzelin; Jonatham Sobral; O Estado de S. Paulo, 1923; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928) |
|
|
|
A estação em 08/1998. Foto José Emílio
Buzelin |
A estação em 2005. Foto Jonathan Sobral |
A estação em 2007. Foto Jonathan Sobral |
A estação em 11/2011. Foto Gutierrez L. Coelho |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.01.2018
|
|