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E. F. Dom Pedro
II (1923-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996) |
USINA
Município de Ouro Preto, MG |
Ramal de Ponte Nova - km 501,165 (1928) |
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MG-1337 |
Altitude: 1.149 m |
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Inauguração: 08.12.1923 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1923? (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da estação
de Burnier, se atingir Ouro Preto, então capital da Província,
de forma que ela se ligasse com o Rio de Janeiro por via férrea.
Somente mais tarde, entre 1914 e 1926, é que foi construído
o trecho que chegaria até Ponte Nova. Por uma resolução
da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964, o ramal passou a ser operado pela Leopoldina.
Até 1980 ainda havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente
o ramal da Ponte Nova está desativado, tanto para passageiros
como para cargas. Seus trilhos foram praticamente todos arrancados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Usina foi aberta em 1923 (segundo Max Vasconcellos)
e seu nome derivava da usina elétrica ali instalada e que fornecia
força na época à empresa Wigg, situada
em Burnier. Porém, já em 1908 o Guia Levi
tinha na relação de paradas no ramal a estação
de Usina. Muito confuso, a confusão histórica
que estas trocas de nomes no ramal causam dificulta o estudo cronológico
das estações do trecho inicial do ramal de Ponte
Nova.
"Não conheço a estação de Usina. Já estive no
local, que hoje tem o nome de Lafaiete Bandeira, importante pátio
ferroviário da EFVM. Vi a linha da Central abandonada em meio ao matagal
e um túnel a ceu aberto (a EFVM retirou toda a terra do morro, ficando
apenas a estrutura de concreto, similar a uma garagem). Não tive tempo
de procurar a estação. Acredito que fica bem perto da Usina da Barra
Mansa, ali localizada e abandonada há vários anos" (Pedro
Paulo Rezende, 06/2004).
A estação já foi demolida e nem a plataforma
sobrou. "De Uzina restaram apenas mínimos vestígios,
2 suportes de sinais mecânicos ainda da era do vapor. As obras
do Patrag e do ramal Fábrica da EFVM, no inicio dos anos 1970,
mudaram completamente a geografia do local. A estação
Uzina, uma parada próxima de Burnier, foi demolida provavelmente
nesta época e os entulhos removidos" (Gutierrez
L. Coelho, 2004).
"O ramal está operacional até o PATRAG, um pátio de transbordo
da EFVM para MRS localizado cerca de 500 metros depois da antiga estação
de Usina. De fato, a Usina Wigg ainda está lá, abandonada. Também
vemos vestígios da antiga estação, como o sinal e a chave de comando
manual do mesmo. Procurando mais deve-se encontrar escombros dos alicerces
e plataforma" (Pedro Paulo Rezende, 09/2008).
ACIMA: Outra vista das escoteiras iniciando
a descida da rampa até Burnier. Se o maquinista der bobeira é morte
certa. Elas desceram com o dinâmico ligado e bem devagar. Trata-se
das locomotivas 3205 e 3736, no km 499, a cerca de um quilômetro
de Miguel Burnier e dois de Usina (Texto e foto de Pedro Paulo Resende,
em 28/9/2008).
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Marcelo Lordeiro; Gutierrez
L. Coelho; __: Estrada de Ferro Central do Brasil, 2o volume, Imprensa
Nacional, 1902; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928) |
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A estação de Uzina, nos anos 1920. Foto cedida
por Marcelo Lordeiro, Rio de Janeiro, RJ |
Aqui ficava a estação de Usina, da qual nada restou.
Foto Pedro Paulo Resende, em 30/09/2004 |
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Atualização:
31.08.2021
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