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E. F. Dom Pedro
II (1898-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996) |
HARGREAVES
(antiga METALÚRGICA)
Município de Ouro Preto, MG |
Ramal de Ponte Nova - km 507,649
(1928) |
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MG-0393 |
Altitude: 1.246 m |
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Inauguração: 06.07.1898 |
Uso atual: moradia (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da
estação de Burnier, se atingir Ouro Preto, então
capital da Província, de forma que ela se ligasse com o Rio
de Janeiro por via férrea. Somente mais tarde, entre 1914 e
1926, é que foi construído o trecho que chegaria até
Ponte Nova. Por uma resolução da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964,
o ramal passou a ser operado pela Leopoldina. Até 1980 ainda
havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte
Nova está desativado, tanto para passageiros como para cargas.
Seus trilhos foram praticamente todos arrancados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Metalúrgica foi aberta em 1898.
A Central estendeu o terceiro trilho, de Burnier até
esta estação para facilitar o transporte do manganês
extraído nas suas proximidades por bitola larga, posto que
o ramal era em bitola métrica.
Nos anos 1930, o nome foi alterado para Henrique Hargreaves
(e seu nome homenageava o chefe da construção da ferrovia
no ano de 1888), simplificado mais tarde para Hargreaves. Acontece
que esse era o nome da estação posterior, entre a da
então Metalúrgica e a de Rodrigo Silva.
Essa estação seguinte teve o nome alterado para Dom
Bosco na mesma época. A confusão histórica
que estas trocas de nomes causam dificulta o estudo cronológico
das estações do ramal.
"A foto da estação Metalúrgica é
a Hargreaves de hoje. Desta temos certeza, não só pelo
desenho arquitetônico como pela linha mista que aparece na foto.
Alem disto, Hargreaves situa-se em terreno de cota elevada, tudo se
descortina ao redor dela, não havendo morros e elevações
como no caso de Dom Bosco" (Gutierrez L. Coelho, 2004).
Em 2014 era moradia e estava de novo em estado precário.
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1931
AO LADO: aoa jornal errou: era Dom Silverio e não São Silverio, como errou o jornal. Mas não descobri qual outra estação teria o mesmo nome no ramal. Haveria uma com esse npme na Leopoldina, mas somente anos depois (O Estado de S. Paulo, 17/7/1931). |
ACIMA: Máquina ALCO 0-4-2-ST da E. F. Minas de Manganês de Ouro Preto que circulou por ali (autor desconhecido). |
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A estação ainda com o nome Metalúrgica,
em prédio diferente do posterior. Foto cedida por Marcelo
Lordeiro |
Estação de Hargreaves, em 2004. Foro Pedro Paulo
Resende |
Estação de Hargreaves, em 2004. Foro Pedro Paulo
Resende |
A estação e o pátio, em 2004. Foto Pedro
Paulo Resende |
A estação em 2014. Foto Bruno Chamone |
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Atualização:
09.05.2019
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