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E. F. Central do
Brasil (1935-1975)
RFFSA (1975-1998)
CVRD (1998-) |
RIO
PIRACICABA
(antiga AUGUSTO DE LIMA)
Município de Rio Piracicaba, MG (1935-) |
Ramal de Nova Era - km 701,572 (1960) |
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MG-3421 |
Altitude: 623 m |
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Inauguração: 24.04.1935 |
Uso atual: estação da EFVM |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2002 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de
Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro
Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus
relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou
a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova
Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória
a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal já nos
anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à
questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rio Piracicaba foi inaugurada em 1935.
Por pouco
tempo (5 meses), foi ponta de linha do ramal, que então foi
prolongado até Nova Era, encontrando-se com a E. F.
Vitória a Minas.
Na sua inauguração recebeu o
nome não da cidade, mas de Augusto de Lima (depois
nome de uma estação na Linha do Centro da EFCB), dado
o fato de que o político e jornalista havia morrido no dia
da abertura da estação (22 de abril).
Não sabemos
até quando esse nome vigorou, mas deve ter ido até no
máximo 1938: neste ano, a estação de Francisco
de Sá, na linha do Centro da EFCB, então
no município mineiro de Buenópolis, recebeu o
nome de Augusto de Lima, bem como o distrito, criado neste
ano.
A estação está fora da linha da CVRD desde
1997, com a construção da variante de Costa Lacerda.
A linha original, no entanto, ainda estava ali nesse velho trecho nos primeiros anos do século XXI.
A abertura ao tráfego em 1996 da variante fez com que a linha
velha entre Henrique Fleiuss e Costa Lacerda fosse gradualmente
abandonada pela Vale.
O trem de passageiros continuou a circular pela
linha velha de Santa Bárbara até 1997, quando fez sua
última viagem por ela, mas alguns cargueiros ainda continuaram
a circular, principalmente os de pequeno porte que faziam manobras
com vagões entre Costa Lacerda e os pátios da
variante nova.
Em 1998, um problema estrutural na ponte sobre a represa
do Peti, em Santa Bárbara, fez o tráfego
voltar temporariamente à linha velha, mas o que assegurou
a preservação posterior da linha nesse trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos, quando
se criou o projeto Trem do Ouro - mais tarde transferido a outras regiões por influência
política - e jamais implantado.
Isto assegurou a linha no trecho
da serra de Barão de Cocais até Costa
Lacerda.
O prédio velho da estação de Rio Piracicaba encontrava-se
em restauração em 11/2004.
Infelizmente a Vale do Rio Doce desfigurou completamente a
estação antiga dando a ela um visual moderno, muito feio por sinal.
Desde 2002 outra estação com o mesmo nome
- esta ativa - está funcionando na variante já citada, hoje também sob concessão da Vale
do Rio Doce (E. F. Vitória-Minas).
(Veja também RIO
PIRACICABA-EFVM)
ACIMA: Mapa do município de Rio Piracicaba
já com a linha (data desconhecida), mostrando a linha correndo de oeste para leste, sentido Nova
Era (Acervo Ralph Mennucci Giesbrecht).
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1935
AO LADO: Abertura do trecho Floralia-Rio Piracicaba (O Estado de S. Paulo, 27/4/1935). |
ACIMA: A estação
ainda com o nome de Augusto de Lima, em fotografia tomada provavelmente
no dia de sua inauguração (22 de abril de 1935). Este
nome durou até dada indefinida: nos guias de 1936 já
encontro nome da estação como sendo Rio Piracicaba (Noite
Illustrada, 30/4/1935 - acervo Daniel Gentili).
ACIMA: Mapa de 1948 mostrando a linha na região
de Rio Piracicaba. A estação está longe da cidade
de então - veja no mapa, na altura da letra "L" de
"CENTRAL". PARA VER UMA AREA MAIOR CLIQUE SOBRE O MAPA (Arquivo
Publico Mineiro).
(Fontes: Pedro Paulo Rezende; José Emilio Buzelin;
Daniel Gentili; Noite Illustrada, 1935; Arquivo
Publico Mineiro; IBGE: Enciclopédia do Municípios
Brasileiros, vol. XXIII, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Rio Piracicaba em 2003. Foto Centro-Oeste |
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Atualização:
25.11.2022
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