|
|
E.
F. Melhoramentos - Linha Auxiliar (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-c. 1965)
E. F. Leopoldina (c. 1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AÍVA (AHYVA) (antiga SÃO JOSÉ) Município
de Nova Iguaçu, RJ |
Linha Auxiliar
- km 43,500 (1928) |
|
RJ-2328 |
Altitude: 26,512 m |
|
Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: provavelmente demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA:A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
AA ESTAÇÃO: A estação
de São José foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Max Vasconcelos (1928) o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram essa mesma data como a de abertura.
Em 1904, a estação já se chamava Aíva (cf. E. F. Central do Brasil, Alteração no horario dos trens na Linha Auxiliar a partir de 25 de Março de 1904, Diario Official, 19/7/1904).
Em 1917, chamava-se São José novamente (cf. Horario Official das E. de Ferro Brasileiras, 09/1917, por Cesar Castiglone, Rio de Janeiro). Em 1930, era Ahyva novamente (cf. Guia Levi, 01/1930).
Teria sido demolida, como muitas outras no trecho. |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
17.06.2019
|
|