A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Santa Rita
Aíva
Amaral
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
 
E. F. Melhoramentos - Linha Auxiliar (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-c. 1965)
E. F. Leopoldina (c. 1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
AÍVA (AHYVA) (antiga SÃO JOSÉ)
Município de Nova Iguaçu, RJ
Linha Auxiliar - km 43,500 (1928)   RJ-2328
Altitude: 26,512 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: provavelmente demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA:A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
AA ESTAÇÃO: A estação de São José foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Max Vasconcelos (1928) o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram essa mesma data como a de abertura.

Em 1904, a estação já se chamava Aíva (cf. E. F. Central do Brasil, Alteração no horario dos trens na Linha Auxiliar a partir de 25 de Março de 1904, Diario Official, 19/7/1904).

Em 1917, chamava-se São José novamente (cf. Horario Official das E. de Ferro Brasileiras, 09/1917, por Cesar Castiglone, Rio de Janeiro). Em 1930, era Ahyva novamente (cf. Guia Levi, 01/1930).

Teria sido demolida, como muitas outras no trecho.
     
     
     
     
Atualização: 17.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.