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E.
F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ALJEZUR Município
de Nova Iguaçu, RJ |
Linha Auxiliar
- km 55,303 (1928) |
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RJ-2330 |
Altitude: 28,965 m |
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Inauguração: 12.08.1903 |
Uso atual: abandonada (2009) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Aljezur foi aberta em 1903. O nome
adotado era o do sr. Pinto Coelho, Conde de Aljezur, que possuía uma fazenda na região.
Depois, com a supressão
do trecho entre Costa Barros e Japeri para trens de subúrbios e
de passageiros de longo percurso, a estação foi fechada.
O pátio estava em 2009 coberto pelo mato, mas a estação
ainda estava ali, abandonada.
ACIMA: Curva da linha atual e local da antiga passagem
de nível em Aljezur (Foto Julio Silva, abril de 2009).
ACIMA: No antigo pátio da estação
de Aljezur, ainda existem trilhos cobertos pelo mato e que nem ligação
mais têm com a linha atual (Foto Julio Silva, abril de 2009).
(Fontes: Eduardo P. Moreira; Julio Silva;
Jorge A. Ferreira; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, após a curve. Foto Eduardo P.
Moreira em 05/2009 |
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Atualização:
14.06.2019
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