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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Carlos Sampaio
Aljezur
Teófilo Cunha
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALJEZUR
Município de Nova Iguaçu, RJ
Linha Auxiliar - km 55,303 (1928)   RJ-2330
Altitude: 28,965 m   Inauguração: 12.08.1903
Uso atual: abandonada (2009)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Aljezur foi aberta em 1903. O nome adotado era o do sr. Pinto Coelho, Conde de Aljezur, que possuía uma fazenda na região.

Depois, com a supressão do trecho entre Costa Barros e Japeri para trens de subúrbios e de passageiros de longo percurso, a estação foi fechada.

O pátio estava em 2009 coberto pelo mato, mas a estação ainda estava ali, abandonada.


ACIMA: Curva da linha atual e local da antiga passagem de nível em Aljezur (Foto Julio Silva, abril de 2009).

ACIMA: No antigo pátio da estação de Aljezur, ainda existem trilhos cobertos pelo mato e que nem ligação mais têm com a linha atual (Foto Julio Silva, abril de 2009).

(Fontes: Eduardo P. Moreira; Julio Silva; Jorge A. Ferreira; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, após a curve. Foto Eduardo P. Moreira em 05/2009
   
     
     
Atualização: 14.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.