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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Aljezur
Teófilo Cunha
Japeri
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
TEÓFILO CUNHA
Município de Nova Iguaçu, RJ
Linha Auxiliar - km 60,500 (1928)   RJ-2331
Altitude: 36,566 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Teófilo Cunha foi aberta em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898).

Seu nome homenageava o engenheiro Teófilo Rodrigues da Cunha, um dos construtores da E. F. Melhoramentos, morto três anos antes da abertura da linha em conseqüência de mordeduras de sanguessugas. Era a última estação antes da de Belém (Japeri), sete quilômetros antes desta e onde o trem iniciava a subida da serra.

A estação era pequena: "Chegamos a Teofilo Cunha (...) Mesquinha, estação de poucos metros quadrados, onde não funcionam, para o público, telégrafo nem telefone (...)" (Donald L. Derrom e Americo R. Netto: Estrada São Paulo-Rio, 1927).

Depois, com a supressão do trecho entre Costa Barros e Japeri para trens de subúrbios e de passageiros de longo percurso, a estação foi fechada.

Consta que teria sido demolida. Não sobrou, ao que parece, fotografia alguma da extinta.

(Fontes: Carlos Latuff; Donald L. Derrom e Americo R. Netto: Estrada São Paulo-Rio, 1927; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 14.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.