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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Caioaba
Ambaí
Santa Rita
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
AMBAÍ (AMBAHY)
Município de Nova Iguaçu, RJ
Linha Auxiliar - km 39,678 (1928)   RJ-2327
Altitude: 22,679 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA:A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ambaí foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Max Vasconcelos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram essa mesma data como a de abertura.

Com a supressão do trecho entre Costa Barros e Japeri para trens de subúrbios e de passageiros de longo percurso, a estação foi fechada. Porém, dessa estação partiu, de 1968 até 1988, quando foi desativada, a ligação Ambaí-Campos Elísios, que servia para unir a linha do Norte da Leopoldina à Auxiliar, de forma a melhorar o desempenho dos trens da Leopoldina para Minas que, nessa época, se utilizavam da linha Auxiliar visto o fechamento da linha para Petrópolis a partir de Vila Inhomerim em 1965. A ligação, apesar de resolver os problemas, acabou sendo abandonada com a queda no movimento de cargas e mesmo de passageiros. Tinha problemas também de construção devido ao solo com baixa resistência que constantemente causava queda de aterros. A linha foi retirada e o leito invadido.

Quanto à estação, consta que foi demolida.


ACIMA: Localização aproximado da antiga estação de Ambaí, já demolida (Cessão Melek Avraham em 2019).

(Fontes: Max Vasconcellos, 1928, e A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro, de Hélio Suevo Rodrigues, Memória do Trem, 2004)
     
     
     
     
Atualização: 02.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.