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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AMBAÍ (AMBAHY)
Município de Nova Iguaçu, RJ |
Linha Auxiliar - km 39,678 (1928) |
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RJ-2327 |
Altitude: 22,679 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA:A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ambaí foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Max Vasconcelos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram essa mesma data como a de abertura.
Com a supressão
do trecho entre Costa Barros e Japeri para trens de
subúrbios e de passageiros de longo percurso, a estação
foi fechada. Porém, dessa estação partiu, de
1968 até 1988, quando foi desativada, a ligação
Ambaí-Campos Elísios, que servia para unir a
linha do Norte da Leopoldina à Auxiliar, de forma
a melhorar o desempenho dos trens da Leopoldina para Minas que, nessa
época, se utilizavam da linha Auxiliar visto o fechamento
da linha para Petrópolis a partir de Vila Inhomerim
em 1965. A ligação, apesar de resolver os problemas,
acabou sendo abandonada com a queda no movimento de cargas e mesmo
de passageiros. Tinha problemas também de construção
devido ao solo com baixa resistência que constantemente causava
queda de aterros. A linha foi retirada e o leito invadido.
Quanto
à estação, consta que
foi demolida.
ACIMA: Localização aproximado da antiga estação de Ambaí, já demolida (Cessão Melek Avraham em 2019).
(Fontes: Max Vasconcellos, 1928, e A Formação
das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro, de Hélio Suevo Rodrigues,
Memória do Trem, 2004) |
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Atualização:
02.07.2019
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