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E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CAIOABA (CAIOBÁ)
Município de Nova Iguaçu, RJ |
Linha Auxiliar - km 36,991 (1928) |
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RJ-2326 |
Altitude: 13,418 m |
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Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caioaba foi inaugurada em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895) e foi uma das originais
da E. F. Melhoramentos. Max Vasconcelos (1928) o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) não deram data alguma.
Pode ter tido o nome de Carapuça ainda durante a construção
(cf. Relatorio do Ministerio de Industria, Viação e Obras Publicas relativo ao ano de 1896 apresentado em maio de 1897). Não há comprovação disto.
Era até os anos
1960 parada de trens que se dirigiam a Japeri pela Linha
Auxiliar, e dali para Porto Novo. Depois, com a supressão
do trecho entre Costa Barros e Japeri para trens de
subúrbios e de passageiros de longo percurso, a estação
foi fechada.
Consta que já foi demolida. |
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Atualização:
19.06.2019
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