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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ARCOZELO
Município de Pati do Alferes, RJ |
Linha Auxiliar - km 125,645 (1928) |
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RJ-1275 |
Altitude: 570,000 m |
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Inauguração: 18.03.1898 |
Uso atual: moradia (2009) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Arcozelo foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898).
Max Vasconcelos(1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil(1960) consideram uma data de abertura diferente: 18/7/1898.
Seu
nome é uma homenagem a Joaquim Teixeira de Castro, Visconde
de Arcozelo, fundador da fazenda de Arcozelo, criadora
de gado leiteiro nos anos 1920 e próxima à linha, do
lado esquerdo de quem vinha do Rio de Janeiro.
"Na
estação de Arcozelo, conheci Dona Ivani dos Santos, que é mais conhecida
por todos como Ivone. Bisneta de escrava, viúva de ferroviário, Dona
Ivone reside com a família naquela estação há 38 anos. A ferrovia
já não existe mais, porém dona Ivone, as portas dos oitenta anos,
relembra com clareza os tempos em que a estrada de ferro funcionava
a pleno vapor" (Carlos Latuff, 13/3/2009).
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1934
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 1/5/1934). |
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1935
AO LADO: Choque de trens da Central e da Leopoldina na estação (O Estado de S. Paulo, 9/2/1935). |
ACIMA: Hotel Fazenda Arcozelo (ao fundo no centro)
que mostra a linha principal (no canto esquerdo) e um desvio (mais
à direita da árvore) que adentrava os limites da fazenda
do mesmo nome (Cartão postal, provavelmente anos 1940/50 -
acervo Jorge A. Ferreira).
(Fontes: Carlos Latuff; Jorge A. Ferreira; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Arcozelo, em 04/2003. Foto Jorge
A. Ferreira |
A estação de Arcozelo, em 04/2003. Foto Jorge
A. Ferreira |
A estação de Arcozelo, em 04/2003. Foto Jorge
A. Ferreira |
A estação de Arcozelo, em 04/2003. Foto Jorge
A. Ferreira |
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Atualização:
15.06.2019
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