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E. F. Melhoramentos
(1897-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PATI
DO ALFERES
Município de Pati do Alferes, RJ |
Linha Auxiliar - km 122,448 (1928) |
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RJ-1297 |
Altitude: 575,200 m |
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Inauguração: 12.04.1897 |
Uso atual: mercado? (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pati do Alferes foi aberta em 1898 pela E. F. Melhoramentos (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898).
Porém, sua inauguração já havia sido no ano anterior (12 de abril de 1897), conforme reportagem do jornal O Estado de S. Paulo (veja caixa abaixo).
Max Vasconcelos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram uma data de abertura diferente: 18/7/1898.
Em 1903, a linha foi incorporada pela Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar.
Segundo Paulo Novaes, a estação “Bueno” mereceu longa pesquisa. As informações levam a crer que tenha sido uma homenagem da EFCB a Antonio Manuel Bueno de Andrada, membro da família Andrada do Patriarca da Independência. Engenheiro formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, fez carreira legislativa por S. Paulo e participou da construção da EF Araraquara – onde foi homenageado com a estação Bueno de Andrada. Esta foi inaugurada em 1898, não por acaso a mesma época da construção da Melhoramentos em Paty.
Seu bom relacionamento deve ter aproveitado a transferência da sede do distrito para reivindicar um novo nome para a estação. Eu creio que ela deve ter se chamado Bueno de Andrada, embora a imagem da estação da revista Careta na edição de 18.12.1909 mostre na parede a legenda “Bueno”. Mas nota-se que é uma pintura feita meio às pressas, sem o “de Andrada”. A imprensa do Rio não registrou o fato, e ela foi revogada poucos meses depois. (Ver caixas abaixo, de 1907 e 1910, também extraídas do site de Paulo Novais, http://agenciaspostais.com.br/?page_id=305
, que também cita as confusões nos nomes das estações de Bueno de Andrada e de Pati do Alferes. A estação foi fechada por volta de 1980.
Ainda estava de pé em 2016 e era utilizada como mercado. Em 2022, continuaria como mercado?
Para mais assuntos sobre a estação de Pati do Alferes e de Avelar, veja também http://agenciaspostais.com.br/?page_id=305
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1897
AO LADO: A inauguração da estação foi anterior à da linha e de outras estações (O Estado de S. Paulo, 11/4/1897). |
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1910
AO LADO: A nota foi publicada em 4.3.1910 pela Gazeta de Noticias. Ela informa que pela ordem 4.313 a estação da cidade volta ao nome anterior de “Paty do Alferes”. Também que o nome “Bueno” agora passa a renomear a parada Barro Branco mais adiante na linha. (Volto a esse bueno mais adiante). Essa nota foi publicada em várias folhas. A da Gazeta acima me parece a mais completa e oficial e, além disso, traz uma segunda e importante informação: “fica revogada a ordem 4.023 de 29.05.1907 Que ordem seria essa? Só pode ser a que mudou o nome da estação. Portanto, agora sabemos também a data da primeira mudança (Foto e texto cedido por Paulo Novaes). |
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1910
AO LADO: Faltava-me a data de publicação da decisão 4.313. Isso nos é informado por outra nota oficial e complementar à anterior pois traz a data em que a ordem foi expedida, 25.02.1910, e está assinada pelo sub-diretor da EFCB (O Paiz, edição 26.02). Agora sabemos ambas as datas.(Foto e texto cedido por Paulo Novaes). |
ACIMA: Duas fotografias mostram um acidente
com a locomotiva 44 da Central do Brasil na região de Pati
do Alferes em 1915 (Fon-Fon, 11/12/1915).
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1931
AO LADO: Novos
trens para Pati do Alferes aos domingos e feriados
(O Estado de S. Paulo, 21/3/1931).
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1933
AO LADO: Acidente em Pati do Alferes (O Estado de S. Paulo, 21/3/1931). |
ACIMA: Em Pati do Alferes, anos 1950, a praça
defronte à estação ferroviária, que na
época ainda funcionava a pleno vapor (Cartão postal).
ACIMA: Mais ou menos na mesma época (1950), a estação
em funcionamento (Cartão postal).
ACIMA: A estação em 2022 (Foto Zilmar Luis Reis Agostinho em 26/7/2022).
(Fontes: http://agenciaspostais.com.br/?page_id=305; Zilmar Luis Reis Agostinho, 2022; Jorge A. Ferreira; Casa
Marinho; Fon-Fon, 1915; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação e a cidade, anos 1930. Cartão
postal. |
A estação de Pati do Alferes, sem data. Foto de
cartão postal (Casa Marinho) |
A estação em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 22/04/2006. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 2016. Foto Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
11.10.2022
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