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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pedras Ruivas
Pati do Alferes
Arcozelo
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Melhoramentos (1897-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
PATI DO ALFERES
Município de Pati do Alferes, RJ
Linha Auxiliar - km 122,448 (1928)   RJ-1297
Altitude: 575,200 m   Inauguração: 12.04.1897
Uso atual: mercado? (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pati do Alferes foi aberta em 1898 pela E. F. Melhoramentos (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898).

Porém, sua inauguração já havia sido no ano anterior (12 de abril de 1897), conforme reportagem do jornal O Estado de S. Paulo (veja caixa abaixo).

Max Vasconcelos
(1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram uma data de abertura diferente: 18/7/1898.

Em 1903, a linha foi incorporada pela Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar.

Segundo Paulo Novaes, a estação “Bueno” mereceu longa pesquisa. As informações levam a crer que tenha sido uma homenagem da EFCB a Antonio Manuel Bueno de Andrada, membro da família Andrada do Patriarca da Independência. Engenheiro formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, fez carreira legislativa por S. Paulo e participou da construção da EF Araraquara – onde foi homenageado com a estação Bueno de Andrada. Esta foi inaugurada em 1898, não por acaso a mesma época da construção da Melhoramentos em Paty.

Seu bom relacionamento deve ter aproveitado a transferência da sede do distrito para reivindicar um novo nome para a estação. Eu creio que ela deve ter se chamado Bueno de Andrada, embora a imagem da estação da revista Careta na edição de 18.12.1909 mostre na parede a legenda “Bueno”. Mas nota-se que é uma pintura feita meio às pressas, sem o “de Andrada”. A imprensa do Rio não registrou o fato, e ela foi revogada poucos meses depois. (Ver caixas abaixo, de 1907 e 1910, também extraídas do site de Paulo Novais, http://agenciaspostais.com.br/?page_id=305 , que também cita as confusões nos nomes das estações de Bueno de Andrada e de Pati do Alferes. A estação foi fechada por volta de 1980.

Ainda estava de pé em 2016 e era utilizada como mercado. Em 2022, continuaria como mercado?

Para mais assuntos sobre a estação de Pati do Alferes e de Avelar, veja também http://agenciaspostais.com.br/?page_id=305

1897
AO LADO: A inauguração da estação foi anterior à da linha e de outras estações (O Estado de S. Paulo, 11/4/1897).

1910
AO LADO: A nota foi publicada em 4.3.1910 pela Gazeta de Noticias. Ela informa que pela ordem 4.313 a estação da cidade volta ao nome anterior de “Paty do Alferes”. Também que o nome “Bueno” agora passa a renomear a parada Barro Branco mais adiante na linha. (Volto a esse bueno mais adiante). Essa nota foi publicada em várias folhas. A da Gazeta acima me parece a mais completa e oficial e, além disso, traz uma segunda e importante informação: “fica revogada a ordem 4.023 de 29.05.1907 Que ordem seria essa? Só pode ser a que mudou o nome da estação. Portanto, agora sabemos também a data da primeira mudança
(Foto e texto cedido por Paulo Novaes).

1910
AO LADO: Faltava-me a data de publicação da decisão 4.313. Isso nos é informado por outra nota oficial e complementar à anterior pois traz a data em que a ordem foi expedida, 25.02.1910, e está assinada pelo sub-diretor da EFCB (O Paiz, edição 26.02). Agora sabemos ambas as datas.(Foto e texto cedido por Paulo Novaes).

ACIMA: Duas fotografias mostram um acidente com a locomotiva 44 da Central do Brasil na região de Pati do Alferes em 1915 (Fon-Fon, 11/12/1915).

1931
AO LADO:
Novos trens para Pati do Alferes aos domingos e feriados (O Estado de S. Paulo, 21/3/1931).

1933
AO LADO: Acidente em
Pati do Alferes (O Estado de S. Paulo, 21/3/1931).

ACIMA: Em Pati do Alferes, anos 1950, a praça defronte à estação ferroviária, que na época ainda funcionava a pleno vapor (Cartão postal).

ACIMA: Mais ou menos na mesma época (1950), a estação em funcionamento (Cartão postal).

ACIMA: A estação em 2022 (Foto Zilmar Luis Reis Agostinho em 26/7/2022).

(Fontes: http://agenciaspostais.com.br/?page_id=305; Zilmar Luis Reis Agostinho, 2022; Jorge A. Ferreira; Casa Marinho; Fon-Fon, 1915; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação e a cidade, anos 1930. Cartão postal.

A estação de Pati do Alferes, sem data. Foto de cartão postal (Casa Marinho)

A estação em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 22/04/2006. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 2016. Foto Jorge A. Ferreira
     
Atualização: 11.10.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.