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E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1904?-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
BARROS
FILHO
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km 21,632 (1928) |
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RJ-1272 |
Altitude: 8 m |
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Inauguração: 25.07.1904? |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barros Filho, cujo nome homenageava o filho do fazendeiro Antonio da Costa Barros, que cedeu terras de sua fazenda Boa Esperança, Antonio da Costa Barros Filho, para
a construção da linha, tem data de abertura incerta.
Sua história é muito parecida com a da estação de Costa Barros: Segundo O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, a estação teria sido aberta em 28/3/1908. Já Max Vasconcellos (1928) cita uma data completamente ilegível. As tabelas de horários consultadas (1895, 1898 e 1908) não citam o nome desta estação ou de alguma outra em posição equivalente a ela. Ela apenas spsrece uma vez em 1904 da Melhoramentos/Auxiliar.
Segundo
o jornal O Extra, a estação em 2015 estava sendo
controlada por traficantes de drogas.
ACIMA: A estação de Barros Filho,
com uma locomotiva da MRS passando por ela (Foto Bruno em 2014). |
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A estação de Barros Filho, em 08/2003. Foto Carlos
Latuff |
A estação de Barros Filho em 2015. Foto jornal
Extra em 1/3/1915 |
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Atualização:
13.06.2019
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