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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Honório Gurgel
Barros Filho
Costa Barros
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1904?-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
BARROS FILHO
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 21,632 (1928)   RJ-1272
Altitude: 8 m   Inauguração: 25.07.1904?
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barros Filho, cujo nome homenageava o filho do fazendeiro Antonio da Costa Barros, que cedeu terras de sua fazenda Boa Esperança, Antonio da Costa Barros Filho, para a construção da linha, tem data de abertura incerta.

Sua história é muito parecida com a da estação de Costa Barros: Segundo O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, a estação teria sido aberta em 28/3/1908. Já Max Vasconcellos (1928) cita uma data completamente ilegível. As tabelas de horários consultadas (1895, 1898 e 1908) não citam o nome desta estação ou de alguma outra em posição equivalente a ela. Ela apenas spsrece uma vez em 1904 da Melhoramentos/Auxiliar.

Segundo o jornal O Extra, a estação em 2015 estava sendo controlada por traficantes de drogas.


ACIMA: A estação de Barros Filho, com uma locomotiva da MRS passando por ela (Foto Bruno em 2014).
     

A estação de Barros Filho, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação de Barros Filho em 2015. Foto jornal Extra em 1/3/1915
 
     
     
Atualização: 13.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.