|
|
E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E.
F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
HONÓRIO
GURGEL
(antiga MUNGUENGUÊ) Município
do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar
- km 19,521 (1928) |
|
RJ-1301 |
Altitude: 13 m |
|
Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: estação
de trens metropolitanos |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Honório Gurgel foi inaugurada
em 1895, com o nome de Honorio Gurgel; Em 1898, no entanto, já se chamava Munguenguê, nome de um rio próximo.
Max Vasconcellos (1928) cita a data de sua inauguração como sendo 17/03/1905.
O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita essa mesma data como a de abertura da estação.
Dali a linha seguia para a estação de Sapopemba (depois Deodoro), na linha do Centro da EFCB. De lá o trem retornava para Mangueira, estação da EFCB mas que tembém passou a ser ponto de partida para a Melhoramentos.
Em 1908, a estação já tinha voltado a se chamar Honorio Gurgel, que homenageava um antigo intendente do
município do Rio de Janeiro.
Por muito tempo a linha próxima à estação costeou a Fazenda Boa Esperança. Nesta foi mais tarde construído um loteamento da Companhia Suburbana de Terrenos e Construções (Max Vasconcellos, 1935).
Nessa estação
havia um entroncamento com a linha do ramal de Deodoro.
Essa linha tem 3 quilômetros e originalmente foi construída pela Melhoramentos.
Também passavam por ela em 2019 algumas vezes cargueiros da MRS - além
dos trens metropolitanos da Supervia - que ali manobram.
"A
linha do canto, além de servir à Supervia, acessa a ligação com Deodoro
e por ela a fábrica de cimento Holcim. A manobra da MRS é muito interessante:
A composição deixa os vagões na estação de Rocha Miranda na linha
do canto, acessada por um desvio entre HG e ela, desengata, anda +-
2 Km até a próxima (Mercadão de Madureira) onde passa atrás do shopping
de Madureira, Lá há uma passagem de pedestres antes da MM e entre as
duas a agulha do desvio próximo à curva. Volta pela linha do meio
até HG e reengata nos vagões por trás e leva para a fábrica. A saída
de vagões é semelhante" (Gustavo Santoro, 12/2006).
|
1920
AO LADO: Assalto na estação (O Estado
de S. Paulo, 18/5/1920). |
|
1932
AO LADO: Assalto na estação (O Estado
de S. Paulo, 13/2/1932). |
|
1951
AO LADO: Acidente na estação (O Estado
de S. Paulo, 10/6/1951). |
ACIMA: Localização das estações de Honorio Gurgel e de Rocha Miranda na linha Auxiliar nos anos 1960 - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER ÁREA MAIOR (Guia Levi).
(Fontes: Gustavo Santoro; Carlos Latuff; Wanderley Duck; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928) |
|
|
|
A estação antiga, foto 6/1/1950, cedida por Wanderley
Duck |
A estação em 08/2003. Foto Carlos Latuff |
A estação em 2007. Foto Anderson |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.03.2022
|
|