|
|
E.
F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1905-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CAIAPÓ
Município
de Vassouras, RJ |
Linha Auxiliar
- km 146,295 (1960) |
|
RJ-4303 |
Altitude: 421,500 m |
|
Inauguração: 02.05.1905 |
Uso atual: demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
|
HISTORICO
DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Caiapó foi inaugurada em
30/6/1905, cf. Guia das Estradas de Ferro do Brasil (1960), "a pedido dos moradores do logar". Outra referência, a Memória Histórica
da Central do Brasil (1908 - pág. 522),
aponta a data de abertura como sendo 2 de maio de 1905.
Max Vasconcelos (1928) considera a data de abertura como sendo em 1905. Os horarios de trens da Melhoramentos/Auxiliar de 1898, 1903 e 1908 não citam a estaçao.
A estação servia,
em 1928, à povoação de Sucupira, à
direita da linha, sentido Entre-Rios. A partir de 1996 a linha
foi abandonada, embora cedida em concessão à
FCA. Na região de Caiapó, os trilhos ainda existiam em 2009,
cobertos de mato: longe da civilização, ficava difícil
de serem furtados, como aconteceu em outros pontos da linha.
"Saindo
da estação de São Cristóvão até Engenho de Dentro, de lá mais ou menos
1 hora até Japeri, seguindo de ônibus por mais 1 hora até Arcozelo
e adiante a bordo de uma van que me deixou no meio da rodovia onde
uma placa indicava 'Tabõoes'. Só que a parada do mesmo nome estava
beem longe dalí. Mas por sorte, consegui uma abençoada carona num
trator que me deixou em Caiapó. Daí era só caminhar uma distância
de pouco mais de 3 km até a parada de Tabõoes. Fácil né?"
(Carlos Latuff, 2/5/2009).
(Fontes: Carlos Latuff; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Comunicação, 1928; Manuel Fernandes Figueira:
Memória Histórica da EFCB, 1908; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Restos da estação ao lado de trilhos cobertos
de mato em 2/5/2009. Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.06.2019
|
|