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E.
F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
TABOÕES
Município
de Vassouras, RJ |
Linha Auxiliar
- km 143,112 (1960) |
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RJ-4304 |
Altitude: 451,000 m |
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Inauguração: 28.03.1898? |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Taboões teria sido inaugurada em
1898 (cf. o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960)). Porém, a estação não é citada nos horarios de 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898).
O nome veio da fazenda próxima
que era de propriedade da família do Barão de Ubá.
Max Vasconcelos (1928) considera a data de abertura como sendo em 1903. Os horarios de trens da Melhoramentos/Auxiliar de 1898, 1903 e 1908 não citam a estaçao.
A partir de 1996 a linha foi abandonada, embora cedida em concessão
à FCA. Na região de Taboões, os trilhos
ainda existiam em 2009, cobertos de mato: longe da civilização,
ficava difícil de serem furtados, como aconteceu em outros pontos
da linha.
"Saindo da estação de São Cristóvão até Engenho
de Dentro, de lá mais ou menos 1 hora até Japeri, seguindo de ônibus
por mais 1 hora até Arcozelo e adiante a bordo de uma van que me deixou
no meio da rodovia onde uma placa indicava 'Tabõoes'. Só que a parada
do mesmo nome estava beem longe dalí. Mas por sorte, consegui uma
abençoada carona num trator que me deixou em Caiapó. Daí era só caminhar
uma distância de pouco mais de 3 km até a parada de Tabõoes. Fácil
né? Na viagem de volta, a bordo de uma van, encontrei uma
senhora, que puxando assunto comigo ao ver minhas calças rasgadas
e sujas, me contou de suas lembranças de Taboões. Ela me disse que
alí não paravam trens de passageiros, apenas o auto-de-linha dos operários
da via permanente. Quando era criança, ela costumava ir até a parada
levar almoço para seu pai, o Sr. Dário, que trabalhava na 'socadora'.
Ela me contou também que tinha medo de andar por aquelas bandas por
conta das cobras que frequentavam a região" (Carlos Latuff,
2/5/2009).
ACIMA: Restos da plataforma de pedras de Taboões
ao lado de trilhos totalmente abandonados e esquecidos (Foto Carlos
Latuff, 2/5/2009).
(Fontes: Carlos Latuff, 2009; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
16.06.2019
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