|
|
E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1903-?) |
CAMBOATÁ
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km |
|
RJ-4756 |
Altitude: 8 m |
|
Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Camboatá foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Depois, desaparece das referências, embora tenha sido uma das primeiras estações a ser aberta pela Melhoramentos.
Pouco se conhece de Camboatá. Não se sabe a data de seu fechamento e nem se outra estação (Prata, Itinga ou Tomasinho) foi sua sucessora. Prata e Tomasinho foram abertas em 1896 e Eden (Itinga), em 1914. Não tenho nenhuma confirmação de que alguma tenha sido sucessora da de Camboatá. |
|
|
|
A estação de Barros Filho, em 08/2003. Foto Carlos
Latuff |
A estação de Barros Filho em 2015. Foto jornal
Extra em 1/3/1915 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.06.2019
|
|