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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Camboatá
São Mateus
Thomasinho
...
Linha Circular da Pavuna:
Camboatá
São Mateus
Belford
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1910-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1993)
SÃO MATEUS
(antiga GALDINO ROCHA)
Município de São João do Meriti, RJ
Ramal Circular - km 26,990 (1928)   RJ-1316
Altitude: 10 m   Inauguração: 11.09.1910
Uso atual: moradia (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal circular da Pavuna era uma linha variante que começava na Linha Auxiliar, na estação de Costa Barros, e terminava na estação de Thomazinho, na mesma linha. Com o tempo, esse trecho curto da linha Auxiliar foi sendo abandonado, e os trens passaram a seguir direto pela Pavuna, incorporando o trecho na linha principal. Também o trecho final do ramal cirdular, entre Belford Roxo e Thomazinho, onde estava a estação de São Matheus (Galdino Rocha), foi erradicado, e hoje os trens metropolitanos da Supervias fazem o trecho Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, tendo o ponto final nesta estação.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Mateus foi inaugurada em 1910, segundo Max Vasconcellos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960). O nomese referia à fazenda de mesmo nome, ali perto.

Ela estava no antigo ramal circular da Pavuna, que ligava a estação de Costa Barros à estação de Thomasinho, ambas no eixo da linha Auxiliar original. O trecho entre a estação da Pavuna e de Thomasinho, ou seja, quase todo ele, foi suprimido em 1993.

Na chave entre as estações de Costa Barros e de Thomazinho, na linha-tronco da Auxiliar, a linha corria direto para Tomazinho ou tomava-se a variante que passava por São Mateus, Pavuna, São João de Meriti e Engenheiro Belford, para em seguida voltar para Thomazinho, de novo na linha-tronco, se fosse o caso. A plataforma da estação era triangular (ver abaixo).

Os percursos dos trens, a partir da estação de Costa Barros (tanto da linha-tronco da Auxiliar, sentido Japeri quanto da variante) mudaram muito com o correr dos anos e em 2019 já era absolutamente impossível de se correr um trem nestes antigos trechos.

A estação se chamou Galdino Rocha entre 1925 e 1932. Neste último ano foi novamente nomeada como São Mateus.

Em 1952, chegou a eletrificação da linha à estação.

Sua plataforma era triangular (a forma do prédio da estação, não): em um dos lados, no sentido para o interior, passava a extinta bitola mista. Em outro, era usada pela antiga Rio D'Ouro e pela linha Auxiliar.

A estação não tem mais movimento de trens desde 1993. Os trilhos foram retirados, embora ainda existissem os postes das catenárias em 2007.

Em 2016, estava abandonada e servindo como moradia.


ACIMA: A linha circular da Pavuna, criada em 1910 e traçada sobre um mapa de hoje (2019). Em azul, a linha Auxiliar. Em vermelho, a linha circular e seus acessos. Em verde, a E. F. Rio D'Ouro. Em 2019, a linha operante da atual Supervia é a linha que segue de Costa Barros (azul), entra pela linha vermelha para nordeste e segue até a estação da Pavuna e, depois, segue pela linha verde até Belford Roxo (ao norte e fora deste mapa). O restante das linhas azul (onde estava Tomasinho e vermelha (onde estavam São Mateus e Engenheiro Berford) não são mais operacionais e estão ou abandonadas ou mesmo retiradas. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Wikimapias, desenho das vias: Paulo Novaes).).

1926
AO LADO: Inauguração da duplicação da Linha Auxiliar até São Mateus (O Estado de S. Paulo, 11/11/1926).

1927
AO LADO: Controle de passageiros nas estações da Auxiliar (O Estado de S. Paulo, 5/10/1927).


ACIMA: O primeiro trem elétrico chega a São Mateus, durante o governo provisório do Professor Plá em 1952 (Acervo Luiz Claudio Vieira Lopes).
ACIMA: A estação de São Mateus ainda com trens no início dos anos 1990 (Foto José A. de Vasconcellos).

(Fontes: Luiz Claudio Vieira Lopes; José A. de Vasconcellos; Carlos Latuff; Anderson Souza; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

Casa de turma ao lado da estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

Casa de turma construída em 1913, ao lado da estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 2007. Foto Anderson Souza
 
     
Atualização: 24.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.