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E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1910-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1993) |
SÃO
MATEUS
(antiga GALDINO ROCHA)
Município de São João
do Meriti, RJ |
Ramal Circular - km 26,990 (1928) |
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RJ-1316 |
Altitude: 10 m |
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Inauguração: 11.09.1910 |
Uso atual: moradia (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal circular da Pavuna era uma linha variante que começava
na Linha Auxiliar, na estação de Costa Barros, e terminava
na estação de Thomazinho, na mesma linha. Com o tempo,
esse trecho curto da linha Auxiliar foi sendo abandonado, e os trens
passaram a seguir direto pela Pavuna, incorporando o trecho na linha
principal. Também o trecho final do ramal cirdular, entre Belford
Roxo e Thomazinho, onde estava a estação de São
Matheus (Galdino Rocha), foi erradicado, e hoje os trens metropolitanos
da Supervias fazem o trecho Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford
Roxo, tendo o ponto final nesta estação. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Mateus foi inaugurada em 1910, segundo Max Vasconcellos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960). O nomese referia à fazenda de mesmo nome, ali perto.
Ela estava no antigo ramal circular da Pavuna, que ligava a
estação de Costa Barros à estação
de Thomasinho, ambas no eixo da linha Auxiliar original.
O trecho entre a estação da Pavuna
e de Thomasinho, ou seja, quase todo ele, foi suprimido em
1993.
Na chave entre as estações de Costa Barros e de Thomazinho, na linha-tronco da Auxiliar, a linha corria direto para Tomazinho ou tomava-se a variante que passava por São Mateus, Pavuna, São João de Meriti e Engenheiro Belford, para em seguida voltar para Thomazinho, de novo na linha-tronco, se fosse o caso. A plataforma da estação era triangular (ver abaixo).
Os percursos dos trens, a partir da estação de Costa Barros (tanto da linha-tronco da Auxiliar, sentido Japeri quanto da variante) mudaram muito com o correr dos anos e em 2019 já era absolutamente impossível de se correr um trem nestes antigos trechos.
A estação se chamou Galdino Rocha entre 1925 e 1932. Neste último ano foi novamente nomeada como São Mateus.
Em 1952, chegou a eletrificação da linha à estação.
Sua plataforma era triangular (a forma do prédio da estação,
não): em um dos lados, no sentido para o interior, passava
a extinta bitola mista. Em outro, era usada pela antiga Rio D'Ouro
e pela linha Auxiliar.
A estação não tem mais movimento de trens desde 1993. Os
trilhos foram retirados, embora ainda existissem os postes
das catenárias em 2007.
Em 2016, estava abandonada e servindo como
moradia.
ACIMA: A linha circular da Pavuna, criada em 1910 e traçada sobre um mapa de hoje (2019). Em azul, a linha Auxiliar. Em vermelho, a linha circular e seus acessos. Em verde, a E. F. Rio D'Ouro. Em 2019, a linha operante da atual Supervia é a linha que segue de Costa Barros (azul), entra pela linha vermelha para nordeste e segue até a estação da Pavuna e, depois, segue pela linha verde até Belford Roxo (ao norte e fora deste mapa). O restante das linhas azul (onde estava Tomasinho e vermelha (onde estavam São Mateus e Engenheiro Berford) não são mais operacionais e estão ou abandonadas ou mesmo retiradas. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Wikimapias, desenho das vias: Paulo Novaes).).
1926
AO LADO: Inauguração da
duplicação da Linha Auxiliar até São
Mateus (O Estado de S. Paulo, 11/11/1926).
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1927
AO LADO: Controle de passageiros nas estações da Auxiliar (O Estado de S. Paulo, 5/10/1927). |
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ACIMA: O primeiro trem elétrico chega
a São Mateus, durante o governo provisório do Professor
Plá em 1952 (Acervo Luiz Claudio Vieira Lopes).
ACIMA: A estação de São Mateus ainda com trens no início
dos anos 1990 (Foto José A. de Vasconcellos).
(Fontes: Luiz Claudio Vieira Lopes; José
A. de Vasconcellos; Carlos Latuff; Anderson Souza; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de São Mateus, em 08/2003. Foto
Carlos Latuff |
A estação de São Mateus, em 08/2003. Foto
Carlos Latuff |
Casa de turma ao lado da estação de São
Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff |
Casa de turma construída em 1913, ao lado da estação
de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff |
A estação em 2007. Foto Anderson Souza |
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Atualização:
24.06.2021
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