|
|
E. F. Melhoramentos
(1895-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-) |
CINTRA
VIDAL (PILARES)
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km 10,372 (1928) |
|
RJ-1266 |
Altitude: 16 m |
|
Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cintra Vidal, inaugurada em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895), foi uma das estações originais
da E. F. Melhoramentos.
Atualmente é chamada
de Pilares, bairro onde fica. Já Cintra Vidal foi o
dono de um colégio na região.
Max Vasconcellos (1928) cita a data de sua inauguração como sendo 25 de março de 1908.
O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita esta mesma data como a de abertura da estação.
ACIMA: Acidente em Cintra Vidal, 1927 - CLIQUE
SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA INTEIRA - (Revista da Semana, 6/8/1927).
1939
AO LADO: Acidente
com pingentes feridos na estação (O
Estado de S. Paulo, 24/5/1939).
|
|
|
|
|
|
A estação de Cintra Vidal, sem data. Foto cedida
por Wanderley Duck |
A mesma foto anterior, invertida. Qual será a correta? |
A estação de Cintra Vidal-Pilares, em 08/2003.
Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.06.2019
|
|