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E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1903-) |
MONHANGABA (antiga CHAVE ZIEZE)
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km 9,400 (1928)
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RJ-1453 |
Altitude: - |
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Inauguração: 09.11.1895 |
Uso atual: estação desativada
(2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Monhangaba, foi inaugurada em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895) com o nome de Zieze, ou Chave Zieze, e foi uma das originais
da E. F. Melhoramentos.
Max Vasconcellos (1928) não cita a data de sua inauguração.
Zieze era o nome do proprietário da antiga Fazenda Capão do Bispo, por onde passou a linha. Em 1928 a estação ainda estava em atividade (cf. Max Vasconcellos, 1928). Ficava então situada na chave de desvio que se dirigia às oficinas do Engenho de
Dentro.
Em 1936, a estação já se chamava Monhangaba (cf. Guia Levi, maio de 1936, p. 55).
Da estação saía uma linha (ver caixa abaixo)
para as oficinas, segundo uns - ou para a Fábrica (ramal
da Fábrica), segundo outros. A fábrica era da Manufatura
Nacional de Porcelanas.
Em 1960, o Guia Geral não citava mais nenhuma estação
ou parada nesta posição. A estação
já havia sido desativada.
"Existe uma estação de nome Wal-Mart no trecho entre Cintra
Vidal e Del Castilho, na antiga Linha Auxiliar, possivelmente próximo à antiga
Estação Monhangaba. Essa estação foi construída por volta de 2000, junto com o hipermercado
vizinho, próximo à Rua Fernão Cardim, nos fundos do Norte Shopping"
(Sergio Telles, 07/2005). Ou seja, esta estação da Supervia seria uma espécie de sucessora da estação de Monhangaba.
"Esta estação nunca foi usada pela linha, sabe Deus por que. Desta estação, partia uma linha que chegava às oficinas
de Engenho de Dentro e logo depois as linhas da EFCB. A foto (ao pé da página)
está assim porque eu a fiz de dentro do carro, na Linha Amarela"
(Anderson, 2007).
ACIMA: Mapa da primeira metade do século XX que mostra o ramal da Fábrica (quase no centro da foto), mas
não identifica fábrica de que. Não é mostrada
estação no entroncamento do ramal ou próximo,
nem Monhangaba, nem Chave Zieze.
ACIMA: Mapa mais recente, talvez
dos anos 1960 ou 1970, mostra o ramal, descendo da linha Auxiliar
até a linha do Centro da Central. A fábrica ainda existiria?
Alguma coisa havia ali na época, pois era ligado por ramal
férreo às duas ferrovias. A localização
de Monhangaba nmo mapa foi adicionada posteriormente por via computadorizada (Mapas do acervo de Carlos Alberto Ramos).
ACIMA: A estação que nunca chegou a ser aberta, próxima a Monhangaba e que se chamaria Wal-Mart, supermercado que, aliás, hoje nem tem esse nome (foi comprado pela rede Big) - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA MAIOR (Foto Edson Vander Teixeira, em 2022).
(Fontes: Edson Vander Teixeira, 2022; Sergio Telles; Carlos Alberto Ramos, 2012; Anderson
_, 2007; Guilherme Peres; IPAHB; Hélio Suevo Rodrigues: A Formação
das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, Memória do Trem, 2004;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação (azul escuro), ao centro da foto, à
direita da avenida, em foto de 2007. Foto Anderson |
Estação de Wal-Mart, sem uso. Foto de 2012,
por Carlos Alberto Ramos
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Atualização:
01.11.2022
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