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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
FRANCISCO
FRAGOSO
(antiga CONRADO NIEMEYER)
Município de Miguel Pereira, RJ |
Linha Auxiliar - km 106,327 (1928) |
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RJ-3801 |
Altitude: 499 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: demolida em 2000 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Francisco Fragoso foi aberta em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) considera a mesma data de abertura. Max Vasconcelos (1928) coloca a abertura como sendo em 1903.
Seu nome
original foi Conrado Niemeyer, nome que foi substituído
pelo atual entre os anos de 1948 e 1951 (data exata ignorada; cf. Guias Levi disponíveis dessa época). Este último nome
foi, então, passado para a estação de Sertão,
no km 86,776, logo acima da atual Japeri. O porquê de se trocar nomes de estações na mesma via férrea, confundindo passageiros e, mais tarde, historiadores, não se sabe.
Foi demolida em 2000 e em seu lugar construída uma estação
de tratamento da CEDAE. Não sobrou nada da estação.
ACIMA: Desastre sem vítimas de trem
cargueiro na estação ainda com o nome de Conrado Niemeyer em 1930 (Folha da Manhã,
12/8/1930).
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1931
À ESQUERDA: Queda de barreira na então estação chamada de Conrado Niemeyer e, curiosamente, outra queda na estação de Sertão, que mais tarde se chamaria Conrado (Conrado Niemeyer). Confuso, realmente (O Estado de S. Paulo, 13/11/1931).. |
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1933
À ESQUERDA: Acidente próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 18/5/1933).. |
(Fontes: Lucio Fernandes; Charles Tamas
Cruz; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1996. Foto Lucio Fernandes
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A estação em 1999. Foto Lucio Fernandes |
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Atualização:
15.06.2019
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