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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Monte Líbano
Vera Cruz
Francisco Fragoso
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
VERA CRUZ
Município de Miguel Pereira, RJ
Linha Auxiliar - km 102,424 (1928)   RJ-1307
Altitude: 398 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: moradia (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vera Cruz foi aberta em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) e Max Vasconcelos (1928) colocam esta mesma data de abertura.

Ficava em terras e atendia à fazenda do mesmo nome (cuja sede ainda está em pé e bem conservada), da família Werneck, estabelecida no início dos anos 1700 e que deu origem, mais tarde, ao município de Miguel Pereira.

Em 1991, ainda havia uma pequena fonte ao lado da estação, onde os ferroviários costumavam criar peixes. Trens ainda passavam e era possível tomá-los ali para subir e descer a serra.

Em 2007 ainda estava de pé servindo como moradia. Já havia muitos anos, trens, nem pensar.

1927
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 7/3/1927).
1927
AO LADO: Desabamento proximo a Vera Cruz (O Estado de S. Paulo, 24/3/1928).
1935
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 18/5/1935).
1939
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 24/12/1939).

ACIMA: Trem de passageiros em Vera Cruz, provavelmente anos 1970 (Foto Ivan Heringer).

(Fontes: Ivan Heringer; Carlos Latuff; Jorge Alves Ferreira; Nesir__;Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Dona Nesir posa em frente à estação em 1991. Ao fundo, carro de madeira que ainda passava pela linha na época. Acervo Nesir, Vera Cruz

O filho de Dona Nesir posa na plataforma da estação nos anos 1990. Acervo Nesir, Vera Cruz

A estação de Vera Cruz, em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Vera Cruz, em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em bico-de-pena, como era em julho de 2007. Desenho Carlos Latuff
 
     
Atualização: 18.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.