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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VERA
CRUZ
Município de Miguel Pereira, RJ |
Linha Auxiliar - km 102,424 (1928) |
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RJ-1307 |
Altitude: 398 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: moradia (2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vera Cruz foi aberta em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) e Max Vasconcelos (1928) colocam esta mesma data de abertura.
Ficava em terras
e atendia à fazenda do mesmo nome (cuja sede ainda está em pé
e bem conservada), da família Werneck, estabelecida no início
dos anos 1700 e que deu origem, mais tarde, ao município
de Miguel Pereira.
Em 1991, ainda havia uma pequena fonte ao lado da estação, onde os ferroviários
costumavam criar peixes. Trens ainda passavam e era possível
tomá-los ali para subir e descer a serra.
Em 2007 ainda estava
de pé servindo como moradia. Já havia muitos anos,
trens, nem pensar.
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1927
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 7/3/1927). |
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1927
AO LADO: Desabamento proximo a Vera Cruz
(O Estado de S. Paulo, 24/3/1928). |
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1935
AO LADO: Descarrilamento na estação
(O Estado de S. Paulo, 18/5/1935). |
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1939
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 24/12/1939). |
ACIMA: Trem de passageiros em Vera Cruz, provavelmente
anos 1970 (Foto Ivan Heringer).
(Fontes: Ivan Heringer; Carlos Latuff; Jorge Alves
Ferreira; Nesir__;Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Dona Nesir posa em frente à estação em
1991. Ao fundo, carro de madeira que ainda passava pela linha
na época. Acervo Nesir, Vera Cruz |
O filho de Dona Nesir posa na plataforma da estação
nos anos 1990. Acervo Nesir, Vera Cruz |
A estação de Vera Cruz, em 2001. Foto Jorge Alves
Ferreira |
A estação de Vera Cruz, em 2001. Foto Jorge Alves
Ferreira |
A estação em bico-de-pena, como era em julho de
2007. Desenho Carlos Latuff |
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Atualização:
18.12.2021
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