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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Werneck
Inema
Paraíba do Sul
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
INEMA
Município de Paraíba do Sul, RJ
Linha Auxiliar - km 161,800 (1928)   RJ-1443
Altitude: 309 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: Inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898), a parada de Inema ficava em 1928 em frente à casa-sede da fazenda Inema.

Max Vasconcellos (1928) não cita a data de inauguração da parada. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) aponta a data de 1/5/1925 como a de inauguração.

"Inema é o nome do local da parada. Creio que tentaram preservar, mesmo em memória, a antiga parada. Não há nada ali, nem estribo, nem plataforma. O que existe é uma construção, provavelmente feita pela prefeitura, onde há uma lanchonete, onde o pessoal desce, toma um refrigerante, come alguma coisa. Fica ao lado de onde o trem para. E ali onde para, deduzo que seja o centro do bairro. Há esta lanchonete, uma praça, uma igreja" (Cristoffer R., 08/2004).

Hoje, conforme descrição acima, ali existe o bairro, pertencente a Paraíba do Sul.

(Fontes: Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

Sem resquicios da antiga parada, o que se vê ao fundo é a nova lanchonete ao lado da linha, em Inema. Foto Cristoffer R., em 07/2004
   
     
     
Atualização: 07.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.