|
|
E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E.
F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
INEMA Município
de Paraíba do Sul, RJ |
Linha Auxiliar
- km 161,800 (1928) |
|
RJ-1443 |
Altitude: 309 m |
|
Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolida) |
|
HISTORICO
DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: Inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898), a parada de Inema ficava em 1928 em frente
à casa-sede da fazenda Inema.
Max Vasconcellos (1928) não cita a data de inauguração da parada. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) aponta a data de 1/5/1925 como a de inauguração.
"Inema é o nome do local da parada. Creio que tentaram preservar,
mesmo em memória, a antiga parada. Não há nada ali, nem estribo, nem
plataforma. O que existe é uma construção, provavelmente feita pela
prefeitura, onde há uma lanchonete, onde o pessoal desce, toma um
refrigerante, come alguma coisa. Fica ao lado de onde o trem para.
E ali onde para, deduzo que seja o centro do bairro. Há esta lanchonete,
uma praça, uma igreja" (Cristoffer R., 08/2004).
Hoje, conforme descrição
acima, ali existe o bairro, pertencente a Paraíba do Sul.
(Fontes: Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação,
1928) |
|
|
|
Sem resquicios da antiga parada, o que se vê ao fundo
é a nova lanchonete ao lado da linha, em Inema. Foto
Cristoffer R., em 07/2004 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.11.2022
|
|