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E. F. Dom Pedro
II - Linha do Centro (1867-1889)
E. F. Central do Brasil - Linha do Centro (1889-1975)
E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina - Linha Auxiliar (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
PARAÍBA
DO SUL
(antiga DUAS PONTES)
Município de Paraíba do Sul,
RJ |
Linha do Centro - km 187,231 (1937) Linha Auxiliar - km 165,937 (1960)
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RJ-1442 |
Altitude: 278,883 m |
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Inauguração: 11.08.1867 |
Uso atual: museu ferroviário (2012) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 |
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HISTORICO DA LINHA DO CENTRO : Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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HISTORICO DA LINHA AUXILIAR: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Parahyba do Sul foi inaugurada em 1867, numa cidade
já quase bicentenária, à época. A partir de 1898, ali se
juntou a E. F. Melhoramentos. mais tarde adquirida pela Central do Brasil. Elas corriam
lado a lado desta estação até a de Três
Rios, respectivamente em bitola larga e em bitola métrica, com o sistema de bitola mista (com três trilhos).
O prédio que hoje ali existe não é a estação
original de 1867. Este era mais simples, sem o grande
luxo de muitas estações da Dom Pedro II da mesma época.
Ele pode ser visto ao pé desta página.
De fato, a estação atual tem belo dístico estilizado
onde está escrito "1913 - EFCB", data da construção
da plataforma e também do prédio.
Por um tempo, na década de 1900, a estação se chamou Duas Pontes (não se sabe se somente a estação trocou de nome ou ambas - cidade e estação). Há pelo menos um horário de trens da Auxiliar, de 1904, com a estação sendo chamada de Duas Pontes. Em 2012, o nome passou a ser Parahyba do Sul.
Veja aqui mapas de linhas do pátio da estação
de Parahyba do Sul em 1909: Folha
220 - Folha
221 - Folha
222
Os trens de passageiros por ali desapareceram em 1990, mas em 27/09/2003
foi ativada uma linha turística com locomotiva a vapor utilizando-se
os trilhos abandonados da antiga Auxiliar, entre Cavaru e Paraíba do
Sul. Foram feitas inclusive algumas reformas próximo à
estação de Paraíba do Sul para permitir
a passagem do trem sem atrapalhar a estrada de rodagem.
Um museu ferroviário foi inaugurado no mesmo dia no prédio
da estação (Jorge Ferreira, 2004).
Depois de
problemas na linha que causaram a interrupção do trem
durante parte de 2004 e 2005, ele voltou a circular. Em 2010,
já não funcionava mais e em setembro de 2012, quando
lá estive, ele continuava "encostado".
A locomotiva havia sido levada para ser consertada em Barão
de Angra, mas o passeio não mais retornou.
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1877
À ESQUERDA: Acidente próximo à estação de Parahyba do Sul. A estação de Ubá é a atual estação de Andrade Pinto
(A Provincia de S. Paulo, 17/7/1877). |
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1877
À ESQUERDA: Quase um acidente na estação de Parahyba do Sul.
(A Provincia de S. Paulo, 01/08/1877). |
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1896
À ESQUERDA: Acidente próximo em Parahyba do Sul
(O Estado de S. Paulo, 6/6/1896). |
ACIMA: Congresso de Vias de Transporte. Participantes
posam na plataforma da estação de Parahyba do Sul (O
Malho, 18/12/1909).
ACIMA: Fotos comparativas: 1922 e 2010 (Foto de 1922:
"Centenário da Independência do Brasil" de Clodomiro Vasconcelos.
Autor da foto: Daniel Ribeiro. Acervo Luiz Francisco Moniz Figueira.
Foto de 2010: Jorge A. Ferreira)
ACIMA:
Passageiros à espera do trem na plataforma da estação:
provavelmente anos 1930 (Acervo Paraiba do Sul Agora).
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1942
À ESQUERDA: Acidente nos trilhos de uma estação industrial da cidade
(O Estado de S. Paulo, 24/3/1942). |
ACIMA: Vista aérea de Paraíba
do Sul, em foto publicada em 1944. A cidade, muitíssimo menor
do que é hoje (2009), ainda tinha como limites o rio Paraíba
e a linha da Central do Brasil (esquerda, seguindo para baixo na foto
e acompanhando então o rio). A linha Auxiliar fazia uma curva
de 90 graus depois da estação e cruzava o rio na ponte
mais abaixo na foto. A estação está entre o centro
e o limite esquerdo da foto, ao lado esquerdo da linha da Central
e à direita da Auxiliar, antes de elas se separarem (Foto Aviação
Militar, reproduzida da Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1944,
p. 8F).
ACIMA: Passagem inferior sob a estação,
em fotografia de 30/9/2012 (Foto Ralph M. Giesbrecht).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1867 até 1980. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte,
que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1968. Paravam também trens da linha Auxiliar (Guias
Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Jorge A. Ferreira; Hugo Caramuru; Carlos Latuff; Coaraci Camargo;
Daniel Ribeiro; Vicente Bertone; Acervo Luiz Francisco Moniz Figueira;
Museu de Paraíba do Sul; O Malho, 1909; Paraiba do Sul Agora;
Clodomiro Vasconcelos: Centenário da Independência do Brasil", 1922;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, 1944; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação original de Paraíba do Sul em
5/6/1904. Foto Vicente Bertone |
A estação, sem data. Acervo do museu da cidade,
hoje na antiga estação |
A estação em 1987. Foto Hugo Caramuru |
A estação de Paraíba do Sul, em 02/2001.
Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação de Paraíba do Sul, em 02/2001.
Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação de Paraíba do Sul, em 2002, com
pintura nova. Foto Jorge Alves Ferreira |
Festa em Paraíba do Sul, em 27/09/2003. O trem voltou
entre a estação e Cavaru. Nesse dia, a estação
reformada teve de volta... |
... o movimento de antigamente. Em primeiro plano, a linha do
Centro. Com a locomotiva, a antiga linha Auxiliar. Fotos Carlos
Latuff |
A fachada da estação em 2005. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação vista da passagem de nível. Foto
Ralph M. Giesbrecht, 30/10/2012 |
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Atualização:
11.06.2021
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