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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PAES
LEME
Município de |
Linha Auxiliar - km 80,390 (1928) |
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RJ-2333 |
Altitude: 47 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: moradia (2007) |
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com(?) trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paes Leme foi aberta em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898).
Max Vasconcelos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram a data de 12/08/1903 como a de abertura - bem diferente do horário de 1898.
Seu nome derivou do de Fernão
Paes Leme, dono da fazenda Santana, situada próxima
à estação de Mario Bello, na linha
do Centro, fazenda por onde a linha Auxiliar veio a passar.
uma fazenda nas proximidades.
Segundo Max Vasconcellos, desta
estação podia-se vislumbrar um trecho de quatro quilômetros
do ramal de Jacutinga, que partia mais à frente, de Governador Portela.
Depois, com o abandono do trecho na serra, nos anos 1990, a estação
foi fechada.
"Atualmente serve de residência para duas famílias
que ocupam a estação e uma casa de turma ao lado. A estação está bem
conservada. As telhas são originais, de fabricação francesa. É possível
ver duas linhas, uma que atendia a uma fazenda proxima (1) e outra
que seguia rumo a Miguel Pereira (2). A linha em frente às
casas é mantida com trilhos pelos moradores, mas de resto tudo já
foi saqueado. Num incidente, uma quadrilha se passando por funcionários
da RFFSA, chegou a utilizar alí caminhões para roubar trilhos"
(Carlos Latuff, 07/2007).
1941
AO LADO: Acidente próximo à estação (O Estado de São
Paulo, 3/3/1941). |
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ACIMA:
A estação em 1994. Olhando para os trilhos, percebe-se
que trens pouco passavam por ali (Foto Lucio Fernandes).
ACIMA: Restos
da linha que seguia para a fazenda próxima, citada por Carlos
Latuff, abaixo (Foto Carlos Latuff em julho de 2007).
(Fontes: Lucio Fernandes; Carlos Latuff; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação em 1994. Foto Lucio Fernandes |
A estação de Paes Leme em 07/2007. Foto Carlos
Latuff |
Trilhos da linha Auxiliar que seguem da estação
em 07/2007, com uma cerca de arame à frente. Foto Carlos
Latuff |
Da janela, a vista das palmeiras imperiais ao longe. Foto Carlos
Latuff em 07/2007 |
A estação de Paes Leme em 07/2007. Foto Carlos
Latuff |
A estação de Paes Leme em 07/2007. Foto Carlos
Latuff |
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Atualização:
07.11.2022
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