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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BOTAIS
Município de |
Linha Auxiliar - km 75,560 (1928) |
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RJ-2332 |
Altitude: 40 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: em ruínas (2007) |
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com(?) trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Botais foi aberta em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898).
Seu nome derivou de uma fazenda
nas proximidades. Max Vasconcelos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram a data de 1919 como a de abertura - bem diferente do horário de 1898.
Era a primeira estação depois da de
Belém (Japeri), oito quilômetros depois
desta e já na subida da serra.
Depois, já nos anos 1970,
a estação foi fechada.
Em setembro de 1980, já era "um
casebre na beira da linha" (Fritz Utzeri, Jornal do Brasil,
22/9/1980).
Estava já em ruínas em julho de 2007, à
margem da rodovia que liga Japeri a Miguel Pereira.
Ruínas cobertas de mato alto, numa pastagem cercada de arame farpado,
sob as vistas de bois nada amistosos. Notando-se o mato em volta,
podia-se ver que se houvesse trilhos ali eles estavam bem escondidos.
(Fontes: Carlos Latuff; Fritz Utzeri; Jornal do Brasil, 1980; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Ruínas de Botais, em 07/2007; Foto Carlos Latuff |
Ruínas de Botais, em 07/2007; Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
07.11.2022
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