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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Japeri
Botais
Paes Leme
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
BOTAIS
Município de
Linha Auxiliar - km 75,560 (1928)   RJ-2332
Altitude: 40 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: em ruínas (2007)   com(?) trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Botais foi aberta em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898).

Seu nome derivou de uma fazenda nas proximidades. Max Vasconcelos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram a data de 1919 como a de abertura - bem diferente do horário de 1898.

Era a primeira estação depois da de Belém (Japeri), oito quilômetros depois desta e já na subida da serra.

Depois, já nos anos 1970, a estação foi fechada.

Em setembro de 1980, já era "um casebre na beira da linha" (Fritz Utzeri, Jornal do Brasil, 22/9/1980).

Estava já em ruínas em julho de 2007, à margem da rodovia que liga Japeri a Miguel Pereira. Ruínas cobertas de mato alto, numa pastagem cercada de arame farpado, sob as vistas de bois nada amistosos. Notando-se o mato em volta, podia-se ver que se houvesse trilhos ali eles estavam bem escondidos.

(Fontes: Carlos Latuff; Fritz Utzeri; Jornal do Brasil, 1980; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Ruínas de Botais, em 07/2007; Foto Carlos Latuff

Ruínas de Botais, em 07/2007; Foto Carlos Latuff
 
     
     
Atualização: 07.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.