|
|
E.
F. Dom Pedro II - ramal de Porto Novo (1869-1889)
E. F. Central do Brasil - ramal de Porto Novo (1889-1911)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1971) |
SANTA
FÉ Município
de Chiador, MG |
Linha Auxiliar
- km 184,318 (1928) |
|
MG-1314 |
Altitude: 264,800 m |
|
Inauguração: 22.07.1869 |
Uso atual: demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Fé foi inaugurada em 1869 no ramal
de Porto Novo da E. F. Dom Pedro II.
Com a diminuição de bitola do ramal, em 1911, a estação passou a fazer parte da linha Auxiliar, sendo esta a primeira estaçãp depois de Três Rios, onde até então findava a Linha Auxiliar. Tornou-se também a primeira a se localizar em território mineiro, ficando
logo após a travessia da Ponte Humaitá,
sobre o rio Paraibuna, divisa dos Estados do Rio de Janeiro
e de Minas Gerais.
O relatório da Leopoldina/RFFSA de 1971
relata que em 1 de fevereiro desse ano, o posto (nessa altura, era
posto) foi fechado em definitivo.
Já foi demolida. Em 2004, o que sobrava por ali era a casa do agente da estação (ver caixa abaixo).
"Na
semana passada, tive a oportunidade de voltar a Santa Fé. Dessa vez,
com mais disponibilidade de tempo, vi com mais calma o que era a estação.
A casa fotografada por mim em 2002 é possivelmente a casa do
agente da antiga estação, que já foi demolida
há muitos anos. Desta vez, entrei sob um arvoredo e sob muito
mato pode se ver as plataformas, uma de cada lado da linha. Não há
nenhum telhado ou qualquer outra construção. Eu tentei chegar próximo
da casa e tentar contato com os nativos, mas um baita de um cachorro
me fez desistir. O interessante aí desse trecho de linha é que tem
uma curva pouco antes da estação, depois tem um retão de uns cinco
quilômetros até próximo de Penha Longa. De perder de vista!"
(Jorge A. Ferreira, 23/02/2004).
ACIMA: Casa que (possivelmente) era a do agente
da estação, única construção do
antigo pátio da estação de Santa Fé ainda
por ali em pé. Comparando com a foto de 2002, vê-se que
as heras tomaram conta da sua frente, onde foi construída uma
cerca de bambus. A casa é bonita e ostenta um bonito dístico
da E. F. C. B. (Foto Jorge Alves Ferreira, em fevereiro de 2008).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Hugo Caramuru; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; RFFSA/Leopoldina:
Relatório anual, 1971; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação ainda de pé, mas já fechada,
em 1974. Foto Hugo Caramuru |
Provavel casa do agente em Santa Fé, em 04/2002. Foto
Jorge Alves Ferreira |
Plataforma onde ficava a antiga estação, em 02/2008.
Foto Jorge Alves Ferreira |
Plataforma onde ficava a antiga estação, em 02/2008.
Foto Jorge Alves Ferreira |
Plataforma onde ficava a antiga estação, em 02/2008.
Foto Jorge Alves Ferreira |
|
|
|
|
|
Atualização:
17.06.2019
|
|