A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Três Rios
Santa Fé
Penha Longa
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
E. F. Dom Pedro II - ramal de Porto Novo (1869-1889)
E. F. Central do Brasil - ramal de Porto Novo (1889-1911)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1971)
SANTA FÉ
Município de Chiador, MG
Linha Auxiliar - km 184,318 (1928)   MG-1314
Altitude: 264,800 m   Inauguração: 22.07.1869
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Fé foi inaugurada em 1869 no ramal de Porto Novo da E. F. Dom Pedro II.

Com a diminuição de bitola do ramal, em 1911, a estação passou a fazer parte da linha Auxiliar, sendo esta a primeira estaçãp depois de Três Rios, onde até então findava a Linha Auxiliar. Tornou-se também a primeira a se localizar em território mineiro, ficando logo após a travessia da Ponte Humaitá, sobre o rio Paraibuna, divisa dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

O relatório da Leopoldina/RFFSA de 1971 relata que em 1 de fevereiro desse ano, o posto (nessa altura, era posto) foi fechado em definitivo.

Já foi demolida. Em 2004, o que sobrava por ali era a casa do agente da estação (ver caixa abaixo).

"Na semana passada, tive a oportunidade de voltar a Santa Fé. Dessa vez, com mais disponibilidade de tempo, vi com mais calma o que era a estação. A casa fotografada por mim em 2002 é possivelmente a casa do agente da antiga estação, que já foi demolida há muitos anos. Desta vez, entrei sob um arvoredo e sob muito mato pode se ver as plataformas, uma de cada lado da linha. Não há nenhum telhado ou qualquer outra construção. Eu tentei chegar próximo da casa e tentar contato com os nativos, mas um baita de um cachorro me fez desistir. O interessante aí desse trecho de linha é que tem uma curva pouco antes da estação, depois tem um retão de uns cinco quilômetros até próximo de Penha Longa. De perder de vista!" (Jorge A. Ferreira, 23/02/2004).


ACIMA: Casa que (possivelmente) era a do agente da estação, única construção do antigo pátio da estação de Santa Fé ainda por ali em pé. Comparando com a foto de 2002, vê-se que as heras tomaram conta da sua frente, onde foi construída uma cerca de bambus. A casa é bonita e ostenta um bonito dístico da E. F. C. B. (Foto Jorge Alves Ferreira, em fevereiro de 2008).

(Fontes: Jorge A. Ferreira; Hugo Caramuru; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; RFFSA/Leopoldina: Relatório anual, 1971; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação ainda de pé, mas já fechada, em 1974. Foto Hugo Caramuru

Provavel casa do agente em Santa Fé, em 04/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

Plataforma onde ficava a antiga estação, em 02/2008. Foto Jorge Alves Ferreira

Plataforma onde ficava a antiga estação, em 02/2008. Foto Jorge Alves Ferreira

Plataforma onde ficava a antiga estação, em 02/2008. Foto Jorge Alves Ferreira
 
     
Atualização: 17.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.