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Indice de estações
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Terra Nova
Thomas Coelho
Cavalcanti
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Ligação com a E. F. Rio de Ouro (a partir de 1929):
Engenho do Mato
Thomas Coelho
Vicente de Carvalho
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
THOMAS
COELHO
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km 12,340 (1928) |
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RJ-1312 |
Altitude: 23 m |
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Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Thomas Coelho foi inaugurada em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895) e homenageava Thomas
Coelho de Almeida, antigo diretor do Banco do Brasil.
Max Vasconcellos (1928) cita a data de sua inauguração como sendo 13/02/1908.
O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita essa mesma data como a de abertura da estação.
Em 1929 esta estação foi unida à linha da E. F. Rio de Ouro, na altura da estação Engenho do Mato, desta ferrovia (ver caixa abaixo, de 2/6/1929.
O prédio
atual não é o mesmo original da linha.
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1929
À ESQUERDA: Em 2 de junho houve a ligação entre as estações de Tomas Coelho e Engenho do Mato (O Estado de S. Paulo, 2/6/1929).. |
ACIMA: Passagem de nível junto à estação
de Thomas Coelho em 1971. CLIQUE PARA AMPLIAR (Acervo Hugo Caramuru).
(Fontes: Hugo Caramuru; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Thomas Coelho, em 2003. Foto Carlos
Latuff |
Ao fundo, estação de Thomas Coelho, 03/2007. Foto
Anderson |
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Atualização:
13.04.2022
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