|
|
E.
F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1908-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997- ) |
CAVALCANTI
Município
do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar
- km 13,716 (1928) |
|
RJ-1269 |
Altitude: 33,150 km |
|
Inauguração: 15.02.1908 |
Uso atual: estação
de trens metropolitanos |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Cavalcanti foi inaugurada em 1908.
Seu nome era uma homenagem a Mathias Cavalcante de Albuquerque,
encarregado do tráfego da Central, e cujo apelido era Gungunhana.
Max Vasconcellos (1928) cita a data de sua inauguração como sendo 13/02/1908.
O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita essa mesma data como a de abertura da estação.
Realmente, um horário da Auxiliar publicado em 13 de fevereiro de 1908 parece ser o primeiro a anunciar a estação, já com o nome Cavalcanti.
O prédio atual não é o mesmo original da linha.
ACIMA: Localização da estação de Cavalcanti (Guia Levi - mapa dos anos 1940). |
|
|
|
A estação de Cavalcanti, em 19/9/1964. Foto cedida
por Wanderley Duck |
A estação de Cavalcanti, em 2003. Foto Carlos
Latuff |
Entrada para a estação, em 03/2007. Foto Anderson |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
14.08.2020
|
|