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E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1910-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-) |
TRIAGEM
(antiga SILVA E SOUZA)
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km 3,825 (1960 - Passageiros)
km 4,379 (1928 e 1960 - Cargas) |
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RJ-1310 |
Altitude: 10 m (1928 - Passageiros)
5 m (1960 - Cargas) |
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Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: estação do metrô carioca |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA AUXILIAR: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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HISTORICO DA LINHA DO NORTE (LEOPOLDINA) : A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: Na verdade, houve duas estações com esse nome, com cerca de 550 m de uma à outra.
Triagem-Passageiros (km 3,825): esta foi aberta como Silva e Souza em 1/11/1895, segundo o Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895. No Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, não é citada a data de abertura desta estação.
Triagem-cargas (km 4,380), esta tendo como nome original Parada
Silva e
Souza (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895 e também cf. Hélio Suevo Rodrigues: A Formação
das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, Memória do Trem, 2004). Já segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, esta estação foi aberta em 30/9/1910 como Triagem-cargas. Portanto, há divergências quanto a qual das estações teria tido o nome original de Silva e Souza.
Nota: a estação de Silva e Souza não aparece nos horários de trens divulgados pela Melhoramentos e Auxiliar em 1898, 1904 e 1908, talvez por ter sido nesta época apenas uma estação que atendessse trens suburbanos e não os de longa distância (não tenho outros horarios de outros anos para verificar mais). No horário de 1904, no entanto, aparece uma estação de nome Fructeiras, com quilometragem 4,070 e próxima (300 m) a Triagem-cargas. Teria sido ela uma substituta para Triagem entre 1898 e 1908?
Por ter sido o ponto em que três linhas se encontravam (Auxiliar, Leopoldina e Rio de Ouro), a estação atendeu em determinadas épocas também a estas outras ferrovias. Note que, no caixa abaixo, de 1927, a estação era citada como estando na Leopoldina (na verdade, o trem que se acidentou era da Leopoldina). No final dos anos 1950, a linha Auxiliar passou a ser a responsável pela administração da E. F. Leopoldina.
O prédio atual que substituiu os originais está hoje muito
próximo da estação do metrô, de mesmo nome
- ela pode ser vista ao fundo da foto de 2003 (abaixo).
ACIMA: Estação de Silva e Souza) c. 1910 (oval à direita do mapa).
ACIMA: Acidente com feridos em Triagem em 1927 (O Estado de S. Paulo, 14/5/1927).
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1930
À ESQUERDA: Em nota durante a Revolução
de 1930, foi construído um desvio para os armazéns
da estação de Benfica, da E. F. Rio D'Ouro,
dali bastante próxima (Folha da Manhã, 8/10/1930).
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ACIMA:
Desastre na estação em 1936- CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER A REPORTAGEM TODA (Correio de S. Paulo, 23/6/1936). |
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A estação de Triagem, em 1943. Foto Arquivo Nacional |
A atual estação de Triagem em 08/2003. Foto Carlos
Latuff |
A estação de Triagem à noite, em 03/2006.
Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
17.05.2022
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