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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Barão do Amparo
Eng. Nóbrega
Vassouras
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1914-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1970)
ENGENHEIRO NÓBREGA
Município de Vassouras, RJ
Ramal de Jacutinga - km 138,628 (1928)   RJ-3891
Altitude: 525 m   Inauguração: 30.05.1914
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana, aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã). Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com a criação da Rede Viação Fluminense, da Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário também a redução de bitola da antiga Valenciana de 1m10 para métrica. Por volta de 1965, o trecho entre Portella e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto o trecho restante continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois trechos foram extintos e os trilhos retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Triunfo foi inaugurada em 1914. Depois virou Engenheiro Nóbrega.

Foi demolida, tendo restado somente a plataforma cheia de mato e a caixa d'água ao lado de uma estrada de terra que ficou no lugar da antiga linha retirada.

AO LADO: Tombamento de um trem de lastro a um quilômetro da estação de Engenheiro Nobrega em 1939 (O Estado de S. Paulo, 24/3/1939).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros do ramal de Jacutinga pararam nesta estação de 1914 a 1970. Na foto à esquerda, automotriz que fazia parte do percurso, principalmente na região de Vassouras. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre os trens de passageiros do ramal e os horários em janeiro de 1964 (Guias Levi). (Guias Levi).
(Fontes: Jorge Alves Ferreira; O Estado de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A plataforma mal dá para se ver debaixo do mato, e...

...a caixa d'agua ainda está de pé. Fotos Jorge A. Ferreira em 2007
   
     
Atualização: 03.05.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.