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E. F. Central do
Brasil (1914-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1970) |
VASSOURAS
Município de Vassouras, RJ |
Ramal de Jacutinga - km 148,418
(1928) |
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RJ-0299 |
Altitude: 416 m |
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Inauguração: 30.05.1914 |
Uso atual: cafeteria (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
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HISTORICO DA LINHA: O
Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana,
aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã).
Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com
a criação da Rede Viação Fluminense, da
Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo
Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez
a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se
Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha
até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela
se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário
também a redução de bitola da antiga Valenciana
de 1m10 para métrica. Em 1963, o trecho entre Portella e Barão
de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto o trecho restante
continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois trechos foram
extintos e os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: Antes
de 1914, já existia no centro da cidade a estação
da Ferro Carril Vassourense, que ligava a cidade à atual
estação de Barão de Vassouras, na linha
do Centro da EFCB. Eram dois prédios unidos por uma cobertura
central de ferro e muito bonita - ver foto ao pé da página.
A ligação entre Barão de Vassouras e a estação na cidade de Vassouras recebe sua primeira locomotiva para o ramal passar a usá-las eliminando os bondes a burro, isto em 1883 (ver caixa abaixo, de 1883).
Em 1904, o texto da revista O Malho mostrava como se
chegava a Vassouras: "Vassouras está a 3 horas
desta capital (Rio de Janeiro), e da estação da estrada
de Ferro Central (a Barão de Vassouras de hoje) vai-se à
cidade em 30 minutos em bondes confortáveis. O clima é
bom (...) a cidade bem calçada, tem um passeio publico, 2 clubs
(...)" (O Malho, 20/6/1904).
Dez anos depois disso, Vassouras ganhava uma linha férrea
por trem da Central do Brasil e também sua estação
com uma das mais belas arquiteturas do País. Inaugurada
em 1914, por algum tempo teve o nome de Cidade de Vassouras,
pois estava no centro da cidade e havia a estação com
esse nome, fora da cidade, na Linha do Centro da EFCB.
Em maio de 1925, a estação teve o nome alterado para
Barão de Vassouras. A outra estação com
este mesmo nome teve, no mesmo dia, alterado para Caetano Furquim.
Este nome, parece, acabou não sendo adotado, ou, se o foi,
foi-o por pouco tempo: a estação voltou a se chamar
Vassouras e o nome de Caetano Furquim foi dado a uma
estação em Belo Horizonte. (ver caixa abaixo).
Por volta de 1964, o ramal foi partido em dois e Vassouras
passou a ser estação terminal do trecho atendido agora
pela Leopoldina, vindo de Governador Portela. Foi desativada
a ligação com Barão de Vassouras e o resto
do ramal para Jacutinga.
A estação foi fechada em 1970, com a supressão
desse trecho do ramal. Há informações que o último
trem de passageiros deixou a estação em 30/11/1970.
Em 2022 abrigava uma cafeteria.
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1883
AO LADO: Ainda na linha que ligava a cidade de Vassouras à estação de Barão de Vassouras, na linha do Centro da EFDPedro II, o ramal deixa a ter bondes puxados a burro em 1883, quando chegou na estação a priemira locomotiva a vapor
(A Provincia de S. Paulo, 16/09/1883). |
ACIMA: A estação de Vassouras no dia de sua inauguração
em 1914 e também da linha do ramal de Jacutinga - CLIQUE SOBRE A
FOTO PARA VER A REPORTAGEM DA INAUGURAÇÃO DO RAMAL (Illustração
Brasileira, 1/6/1914).
ACIMA: Outra foto da estação de Vassouras no dia de sua inauguração
em 1914 e também da linha do ramal de Jacutinga (Fon-fon, 1/6/1914).
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1915
AO LADO: Desastre na estação de Vassouras - e outro em Pavunna, no mesmo dia
(O Estado de S. Paulo, 04/04/1915). |
ACIMA: Estação de Vassouras
e os carros esperando na passagem de nível ao lado da estação,
enquanto a locomotiva a vapor começa a passar. Belíssima
foto, certamente tirada no "fim dos tempos" do trem em Vassouras
(por volta de 1970) (Autor desconhecido - acervo Marco A. Silvestre
de Souza).
ACIMA: Estação de Vassouras
por volta de 1970 (por volta de 1970) (Autor desconhecido).
ACIMA: A ex-estação abrigava em 2022 uma cafeteria (Foto Zilmar Luis Reis Agostinho em 26/7/2022).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros do ramal de Jacutinga pararam nesta estação
de 1914 a 1970. Na foto à esquerda, automotriz que fazia
parte do percurso, principalmente na região de Vassouras.
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre os trens de
passageiros do ramal e os horários
em janeiro de 1964 (Guias Levi).
(Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Zilmar Luis Reis Agostinho, 2022; Fernando Marietan; Marco A. Silvestre de Souza; Jorge Alves Ferreira;
Wanderley Duck; Daniel Gentili; Illustração Brasileira,
1914; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Vassouras da F. C. Vassourense, no
início do século XX. Acervo Jorge Alves Ferreira
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A estação nos anos 1960. Foto de cartão
postal, cessão Wanderley Duck |
A estação em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira |
Antiga plataforma da estação em 12/2007. Foto
Jorge Alves Ferreira |
A estação em 12/2007. Foto Jorge Alves Ferreira
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A ex-estação em 2015. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
11.10.2022
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