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Cia. E. F. Valenciana
(1871-1910)
E. F. Central do Brasil (1910-1970) |
QUIRINO
Município de Valença, RJ |
Ramal de Jacutinga - km 166,163
(1928) |
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RJ-1461 |
Altitude: 453 m |
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Inauguração: 01.05.1871 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana,
aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã).
Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com
a criação da Rede Viação Fluminense, da
Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo
Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez
a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se
Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha
até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela
se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário
também a redução de bitola da antiga Valenciana
de 1m10 para métrica. Por volta de 1965, o trecho entre Portella
e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto
o trecho restante continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois
trechos foram extintos e os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Quirino foi aberta em 1871 pela E. F. União
Valenciana. Foi a estação incorporada juntamente
com a ferrovia pela Central do Brasil
em 1910, passando a fazer parte do ramal de Jacutinga
da Rede de Viação Fluminense, que seria logo prolongado,
unindo a Linha Auxiliar com Santa Rita de Jacutinga,
já em Minas Gerais. Não muito distante da estação,
existia e ainda existe um aqueduto, já citado em 1928: "Pouco
além está a margem direita do rio Quirino atingida pela linha
no ponto em que apresenta, transpondo o rio, um estreito e elegante
aqueduto de cimento armado (km 164)" (Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Communicação, 1928). A
sua desativação veio em 1970,
quando todo o trecho foi extinto e a estação, fechada.
Já foi demolida, segundo Marco A. Silvestre de Souza.
AO LADO:
Acidente no ramal, próximo a Quirino e à cidade
de Entre Rios (Três Rios) - esta última proximidade
citada é que é estranha... (O Estado de S. Paulo,
11/8/1939).
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AO LADO: A
estação de Quirino, nesta ocasião (julho de 1890), pertencia
à E. F. União Valenciana. Permutava malas postais diariamente
com a Administração Federal (Rio de Janeiro). A mala seguia
pela EFUV até a estação de Desengano (Juparanã) e em
seguida pela Linha do Centro da EFCB até o Rio de Janeiro.
(Marcio Protzner, 20/4/2009).
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ACIMA: Localização de Quirino
em relação a Valença e a Barão de Juparanã
- CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER TODO O MUNICIPIO DE VALENÇA
(IBGE, 1960).
ACIMA: O aqueduto de Quirino citado em 1928,
em 2010 (Foto Jorge A. Ferreira).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - pararam nesta estação somente de
1871 a 1970. Ao lado, um destes trens na estação
de Santa Rita do Jacutinga, por volta de 1969. Clique sobre
a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em janeiro de 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Marco Silvestre
de Souza; Marcio Protzner; Jorge A. Ferreira; O Estado de S. Paulo,
1939; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII - 1960;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
29.05.2017
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