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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Barão de Juparanã
Quirino
Carvalho Borges
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. E. F. Valenciana (1871-1910)
E. F. Central do Brasil (1910-1970)
QUIRINO
Município de Valença, RJ
Ramal de Jacutinga - km 166,163 (1928)   RJ-1461
Altitude: 453 m   Inauguração: 01.05.1871
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana, aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã). Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com a criação da Rede Viação Fluminense, da Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário também a redução de bitola da antiga Valenciana de 1m10 para métrica. Por volta de 1965, o trecho entre Portella e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto o trecho restante continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois trechos foram extintos e os trilhos retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Quirino foi aberta em 1871 pela E. F. União Valenciana. Foi a estação incorporada juntamente com a ferrovia pela Central do Brasil em 1910, passando a fazer parte do ramal de Jacutinga da Rede de Viação Fluminense, que seria logo prolongado, unindo a Linha Auxiliar com Santa Rita de Jacutinga, já em Minas Gerais. Não muito distante da estação, existia e ainda existe um aqueduto, já citado em 1928: "Pouco além está a margem direita do rio Quirino atingida pela linha no ponto em que apresenta, transpondo o rio, um estreito e elegante aqueduto de cimento armado (km 164)" (Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928). A sua desativação veio em 1970, quando todo o trecho foi extinto e a estação, fechada. Já foi demolida, segundo Marco A. Silvestre de Souza.

AO LADO: Acidente no ramal, próximo a Quirino e à cidade de Entre Rios (Três Rios) - esta última proximidade citada é que é estranha... (O Estado de S. Paulo, 11/8/1939).


AO LADO: A estação de Quirino, nesta ocasião (julho de 1890), pertencia à E. F. União Valenciana. Permutava malas postais diariamente com a Administração Federal (Rio de Janeiro). A mala seguia pela EFUV até a estação de Desengano (Juparanã) e em seguida pela Linha do Centro da EFCB até o Rio de Janeiro. (Marcio Protzner, 20/4/2009).

ACIMA: Localização de Quirino em relação a Valença e a Barão de Juparanã - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER TODO O MUNICIPIO DE VALENÇA (IBGE, 1960).
ACIMA: O aqueduto de Quirino citado em 1928, em 2010 (Foto Jorge A. Ferreira).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação somente de 1871 a 1970. Ao lado, um destes trens na estação de Santa Rita do Jacutinga, por volta de 1969. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em janeiro de 1964 (Guias Levi).
(Fontes: Marco Silvestre de Souza; Marcio Protzner; Jorge A. Ferreira; O Estado de S. Paulo, 1939; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII - 1960; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
Atualização: 29.05.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.