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Cia. E. F. Valenciana
(1880-1910)
E. F. Central do Brasil (1910-1972) |
VILA
PENTAGNA
(antiga RIO BONITO)
Município de Valença, RJ |
Ramal de Jacutinga - km 197,949
(1928) |
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RJ-1346 |
Altitude: 483 m |
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Inauguração: 01.04.1880 |
Uso atual: moradia (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922 |
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HISTORICO DA LINHA: O
Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana,
aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã).
Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com
a criação da Rede Viação Fluminense, da
Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo
Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez
a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se
Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha
até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela
se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário
também a redução de bitola da antiga Valenciana
de 1m10 para métrica. Por volta de 1965, o trecho entre Portella
e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto
o trecho restante continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois
trechos foram extintos e os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rio Bonito foi aberta em 1880. A localidade tomou o nome
do rio com esse nome.
A partir de 1910, a estação passou para a administração
da Rede de Viação Fluminense da EFCB, no agora
ramal de Jacutinga.
Em fins de maio de 1922, foi aberto o prédio da nova estação (ver caixa abaixo).
Nos anos 1940, a estação teve seu nome alterado para
Vila Pentagna, mas, no dístico, sempre aparecia apenas
Pentagna, nome também de uma família influente
em Valença.
Em 1972, o trecho foi extinto e a estação, desativada.
Serve como moradia há muito tempo, mas em 2016, foi totalmente
recuperada. Continua sendo moradia. O nome do dístico voltou
a ser Rio Bonito.
E-mail recebido por mim em 9/6/2017: "É com enorme prazer
que entro em contato, para informá-lo que a referida Estação foi totalmente
restaurada, a partir de uma iniciativa 100% particular, com o intuito
de resgatar não apenas a memória da ferrovia em Valença, mas também
o belíssimo prédio de arquitetura ímpar. A restauração foi feita com
base em fotografias antigas, quadros pintados, vestígios ainda existentes
e depoimentos colhidos com ex-ferroviários e moradores do local. Todas
as portas e janelas foram restauradas em uma marcenaria de Rio Preto-MG.
O telhado do prédio e coberturas das plataformas foram totalmente
refeitos, mantendo todas as dimensões originais, formato, telhas francesas,
detalhes dos beirais, etc. Toda a restauração da parte de alvenaria
e reforço estrutural foram executados, com total fidelidade, sem qualquer
alteração ou interferência nos detalhes originais. A pintura seguiu
o padrão de cores e detalhes da época em que a mesma esteve operante.
Você poderá constatar o resultado visitando o GOOGLE MAPS, bastando
digitar: Antiga Estação Ferroviária de Pentagna. Ali, foram postadas
algumas fotos. Tomamos a liberdade de indicar no GOOGLE MAPS, o link
da página do vosso site, onde constam informações sobre a referida
Estação. Aproveito para deixar registrado aqui, minha admiração e
respeito pelo excelente padrão e serviço cultural, que o seu site
presta a todos os interessados nesse tema. Um grande abraço, Carlos
Alberto de Miranda".
1922
AO LADO: Cabine
elétrica na estação (O Estado de S. Paulo,
27/5/1922). |
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ACIMA:
Em foto possivelmente do final dos anos 1960, a estação
de Vila Pentagna ainda ativa tendo ao lado uma locomotiva da Central
do Brasil (Acervo Jorge Ferreira).
ACIMA: O belíssimo,
mas mal conservado, prédio da antiga estação
de Vila Pentagna - ou Pentagna, somente, em agosto de 2007. A plataforma
de blocos, sua cobertura, tudo estava ainda ali. Só faltava
o trem passar (Foto Nelson Mendonça Junior).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - pararam nesta estação somente de
1880 a 1970. Ao lado, um destes trens na estação
de Santa Rita do Jacutinga, por volta de 1969. Clique sobre
a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em janeiro de 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Coaraci Camargo; Ana Maria Giesbrecht; Jorge A. Ferreira; Nelson Mendonça
Junior; Gustavo Abruzzini; Hugo Caramuru; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Rio Bonito, em 1928. Foto Max Vasconcellos |
A estação em 1987. Foto Hugo Caramuru |
Estação de Vila Pentagna, em 10/2002. Foto Jorge
A. Ferreira |
O mesmo prédio, como Vila Pentagna, ou simplesmente Pentagna,
em 2002. Foto Gustavo Abruzzini |
Estação de Vila Pentagna, em 10/2002. Foto Jorge
A. Ferreira |
Estação de Vila Pentagna, em 02/2006. Foto Jorge
A. Ferreira |
A estação em 22/11/2008. Foto Ana Maria Giesbrecht |
A estação em 11/2016. Foto Coaraci Camargo |
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Atualização:
12.10.2018
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