|
|
E. F. Central do
Brasil (1911-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AFONSO
ARINOS
(antiga BARRA LONGA)
Município de Comendador Levy Gasparian,
RJ |
Linha do Centro - km 229,233 (1928) |
|
RJ-1378 |
Altitude: 353 m |
|
Inauguração: 21.06.1911 |
Uso atual: depósito da Prefeitura (2007) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1911 com o nome de Barra Longa.
O nome atual surgiu nos anos 1920 como homenagem a Affonso Arinos
de Mello Franco, escritor e político mineiro.
É uma estação isolada em território fluminense
entre várias estações mineiras. Foi por muito
tempo também estação do ramal de Afonso Arinos,
antiga E. F. Rio das Flores, que se ligava a Valença.
Logo que os trens deixavam a estação no sentido de Minas,
os trilhos cruzavam o rio Preto, entrando em território mineiro
definitivamente. O prédio atual, já sem nenhum ramal
saindo dele há anos, não é mais o prédio
original, tendo hoje linhas modernas.
O edifício original era de madeira e deve ter durado até
os anos 1960: era do mesmo estilo de outras estações
da Central, como, por exemplo, a de Honório Bicalho,
próxima a Belo Horizonte.
"A estação de Afonso Arinos tem só uma entrada, as demais
foram cimentadas. Não está de todo abandonada. Parece servir de depósito
a funcionários da prefeitura" (Carlos Latuff, 10/2007).
ACIMA: No antigo pátio da estação
de Afonso Arinos, somente resta a linha principal de passagem (Foto
Jorge A. Ferreira, 2011).
|
AO LADO: Afonso Arinos,
o homem (Folha de S. Paulo, anos 1960).
|
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1911 até 1980. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte,
que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1968. Paravam também trens do ramal de Afonso
Arinos (Guias Levi). |
(Fontes: Jorge Alves Ferreira; Carlos Latuff;
Cláudio Fabiano Kloss; Manoel Monachesi; Folha de S. Paulo, 1/5/1962;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação original de Afonso Arinos. Anos 1950?
Acerco Manoel Monachesi |
A estação em 2002. Foto Cláudio Fabiano Kloss,
cedida por Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2002. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2002. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 01/2006. Foto Jorge Ferreira |
|
|
|
|
|
Atualização:
08.10.2018
|
|