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E. F. Central do
Brasil (1911-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SOBRAGI
(antiga ESPÍRITO SANTO)
Município de Belmiro Braga, MG |
Linha do Centro - km 238,104 (1928) |
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MG-0527 |
Altitude: 453 m |
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Inauguração: 21.06.1911 |
Uso atual: centro comunitário (2011) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sobragi, inaugurada em 1911 como Espírito Santo,
é a primeira estação da linha do Centro em
território mineiro depois da de Afonso Arinos. O Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil dá a data de abertura
como sendo 31/10/1875.
Seu nome atual, dado nos anos 1920, homenageia o Conselheiro Bento
José Ribeiro Sobragy, antigo Diretor da E. F. Dom Pedro
II.
"Todos os desvios já foram retirados, permanecendo
somente a linha principal, de modo a facilitar a movimentação dos
trens de minério que retornam vazios pela Linha do Centro. O lugar
é demais, um bucolismo raramente visto hoje em dia, bem conservado,
limpo, com as casas formando um conjunto bem harmonioso"
(Gutierrez L. Coelho, 1/2011).
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1935
AO LADO: Choque de trens na estação
(O Estado de S. Paulo, 21/8/1935). |
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1941
AO LADO: Acidente próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 21/2/1941). |
ACIMA e ABAIXO: Ponte aobre o rio Paraibuna
em Sobragi. Terá sido ferroviária? Da linha principal
antiga? De algum desvio? Hoje é rodoviária. De acordo
com placas metálicas na própria ponte, é escocesa:
P. & W. MacLellan Limited - Clutha Works, Glasgow 1906. Ponte
Antonio Carlos, 2007 (Fotos Gutierrez L. Coelho).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Cida
Oliveira; Gutierrez L. Coelho; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Communicação, 1928) |
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A estação em 2000. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 03/2001. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 03/2001. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 03/2001. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 03/2001. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 31/03/2007. Foto Jorge Alves Ferreira |
Plataforma auxiliar de Sobragi, em 30/12/2010. Foto Gutierrez
L. Coelho |
Estação de Sobragi, em 30/12/2010. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação em 2016. Foto Cida Oliveira |
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Atualização:
01.09.2018
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