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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Nova Iguaçu
Comendador Soares
Austin
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
COMENDADOR SOARES
(antiga MORRO AGUDO)
Município de Nova Iguaçu, RJ
Linha do Centro - km 39,741 (1928)   RJ-0038
Altitude: 28 m   Inauguração: 13.04.1890
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Morro Agudo foi inaugurada em 1890.

Após os anos 1930 o nome foi alterado para Comendador Soares.

"A estação é uma construção típica do final do século 19 ou início do século 20, eu a observava do alto, quando fazia minha escola de piloto privado, no aeroclube de Nova Iguaçu" (Juan Rudolph, 04/2004).

Ela é hoje uma estação de trens metropolitanos da Supervia. O prédio antigo e talvez original da estação foi mantido embora tenha havido o aumento das plataformas e colocação de modernas passarelas.

1897
AO LADO:
Acidente com trem de gado na estação (O Estado de S. Paulo, 17/2/1897).
1925
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 1/7/1925).
1935
AO LADO:
Colisão de trens na estação (O Estado de S. Paulo, 29/5/1935).
1940
AO LADO:
Descarrilamento próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 18/1/1940).

ACIMA: Desastre em Comendador Soares em 1950. CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (Folha da Manhã, 24/11/1950).

ACIMA: Mesmo desastre da foto de cima em 1950 (Diario Popular, 24/11/1950).

(Fontes: Carlos Latuff; Juan Rudolph; Marcelo Lordeiro; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; O Estado de S. Paulo, 1925; Folha da Manhã, 1950; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em maquete (4/1/2010): pertence a Marcelo Lordeiro
     
Atualização: 05.01.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.