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E. F. Central do
Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
COMENDADOR
SOARES
(antiga MORRO AGUDO)
Município de Nova Iguaçu, RJ |
Linha do Centro - km 39,741 (1928) |
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RJ-0038 |
Altitude: 28 m |
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Inauguração: 13.04.1890 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Morro Agudo foi inaugurada em 1890.
Após os anos 1930 o nome foi alterado para Comendador
Soares.
"A estação é uma construção típica do final
do século 19 ou início do século 20, eu a observava do alto, quando
fazia minha escola de piloto privado, no aeroclube de Nova Iguaçu"
(Juan Rudolph, 04/2004).
Ela é hoje uma estação de trens metropolitanos
da Supervia. O prédio antigo e talvez original da estação
foi mantido embora tenha havido o aumento das plataformas e colocação
de modernas passarelas.
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1897
AO LADO: Acidente com trem de gado na estação (O Estado de
S. Paulo, 17/2/1897). |
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1925
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de
S. Paulo, 1/7/1925).
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1935
AO LADO: Colisão de trens na estação (O Estado de
S. Paulo, 29/5/1935). |
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1940
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação (O Estado de
S. Paulo, 18/1/1940). |
ACIMA: Desastre em Comendador Soares em 1950.
CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (Folha da Manhã,
24/11/1950).
ACIMA: Mesmo desastre da foto de cima em 1950 (Diario Popular,
24/11/1950).
(Fontes: Carlos Latuff; Juan Rudolph; Marcelo
Lordeiro; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; O Estado de S. Paulo, 1925; Folha da Manhã, 1950; Mapas
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em maquete (4/1/2010): pertence a Marcelo
Lordeiro |
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Atualização:
05.01.2020
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