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E. F. Central do
Brasil (1896-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
AUSTIN
Município de Nova Iguaçu, RJ |
Linha do Centro - km 44,503 (1928) |
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RJ-0039 |
Altitude: 42 m |
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Inauguração: 17.09.1896 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Austin foi inaugurada em 1896.
Em 1928, estava projetada uma linha de transporte de gado que saía
da Linha Auxiliar, cruzava a Linha do Centro em Austin
e chegava até o ramal de Mangaratiba, ao lado da estação
de Santa Cruz:
"Para facilidade da conducção do gado, está em construcção uma
linha que de Carlos Sampaio, na Auxiliar, passa por Austin e vae a
Santa Cruz na linha de Angra, linha esta que serve ao Matadouro da
cidade do Rio de Janeiro. Em Austin serão feitas installações apropriadas
para depósito e lavagem de vagões série H. A linha será de bitola
mista."
Essa linha foi aberta logo depois, e funcionou até os anos
1960. "Existem ainda hoje vestígios dessa linha, como pontes,
mas seus trilhos foram removidos e o espaço ocupado. Por Austin passou
a Estrada Real, pela qual era transportado o gado vindo até mesmo
do Piauí, através de Minas Gerais. Quando crianças, cantávamos uma
música que dizia. 'O meu boi morreu, que será de mim, manda buscar
outro, oh leninha, lá no Piauí" (Claudio Pacheco, 2003).
A estação de Austin hoje serve aos trens metropolitanos
da Supervias, e é uma das poucas que ainda mantém seu
aspecto original entre as estações que atendem aos trens
metropolitanos. O prédio antigo e provavelmente original da
estação foi mantido embora tenha havido o aumento das
plataformas e colocação de modernas passarelas.
1925
AO LADO: O agente da estação
de Queimados noticia a Central do Brasil sobre vistoria em
Austin (O Estado de S. Paulo, 27/8/1925).
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1931
AO LADO: Descarrilamento proximo
a Austin (O Estado de S. Paulo, 27/1/1931).
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1934
AO LADO: Mais um descarrilamento em Austin (O Estado de S. Paulo, 6/3/1934).
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1942
AO LADO: Obra junto a Austin melhora declividade do trecho (O Estado de S. Paulo, 13/8/1942).
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ACIMA: Na noite de 30 de julho de 2007,
na ponta da plataforma de Austin dois trens se chocaram: um estava
manobrando na estação. Oito mortos e mais de cem feridos,
infelizmente (Foto Carlos Latuff).
(Fontes:Claudio Pacheco; José Emilio
Buzelin; Orlando Barbosa; Carlos Latuff; O Estado de S. Paulo, 1925;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
Jornal de Hoje, Nova Iguaçu, RJ) |
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Ao fundo à direita, a estação de Austin,
em julho de 1983. Foto José Emilio Buzelin |
Ao fundo à direita, a estação de Austin,
em julho de 1983. Foto José Emilio Buzelin |
A estação em 1996. Foto cedida por Orlando Barbosa,
publicada no Jornal de Hoje, de Nova Iguaçu, RJ |
A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff |
A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
07.07.2019
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