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E. F. Dom Pedro
II (1858-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997- ) |
LAGES
(antiga NICANOR PEREIRA)
Município de Paracambi, RJ |
Ramal de Paracambi - km 67,995 (1928) |
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RJ-1510 |
Altitude: 42 m |
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Inauguração: 21.9.1858 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Paracambi foi um dos primeiros ramais a ser construído pela
E. F. Dom Pedro II, depois Central do Brasil, entre 1858 e 1861. Funciona
até hoje, operado pela Supervias com seus trens metropolitanos.
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A ESTAÇÃO: Uma das estações
mais antigas do Brasil, Lages foi inaugurada em 1858 e permaneceu
como ponta de linha do ramal até 1861, quando a estação
terminal de Paracambi foi inaugurada. A estação
funciona até hoje para os trens metropolitanos da Supervias,
que tem a concessão desde 1997.
"A estação de Lages
chamou-se realmente Nicanor Pereira, mas este nome foi usado durante
tempos muito antigos, e logo depois substituído por Lages da Central,
posteriormente Lages. De Lages partia a E. F. Light (linha da Light
and Power, levando à represa de Ribeirão das Lages) passando pelas
localidades de Guarajuba e Ponte Coberta (não sei se estas tiveram
estações, em Ponte Coberta a linha passava por baixo da Rodovia Presidente
Dutra). A E. F. Light tinha bitola estreita e sobreviveu até os anos
1950, e o transbordo com a EFCB era através de um guindaste. Há um trólei na represa até hoje.
O atual prédio da estação de Lages é posterior a 1928, o atual foi
construído quando a edificação anterior que era de madeira (não sei
se original) pegou fogo isso lá pelos anos 1950/60. Lages não tinha
bilheteira desde este incêndio até 1996, quando a Flumitrens instalou o gradeamento e a casa onde hoje
é a bilheteria. A cobrança de passagens no ramal era feita no desembarque
em Japeri apenas; durante uma época a Central usou trens com roleta
dentro, mas logo isso foi abandonado e o ramal passou a operar as
estações de Lages e Dr Eiras gratuitamente, sendo eliminada também
a cobrança no desembarque em Japeri" (Victor de Almeida
e Silva, 03/2009).
ACIMA: A estação de Lages em 1908 (IMS).
ACIMA: A usina de Ribeirão das Lages e o
troley a gasolina que em 1911 subia o plano inclinado até a
represa.
ACIMA: Baldeação do ramal da Central que vinha
da estação de Lages para o trolei que seguia para a
usina. A baldeação era feita na represa de Lages. Reparar
no carro da Central, em 1911 (Fotos Illustração Brasileira,
edição de 1911).
ACIMA:
Estação de Lages em 2014 (Foto Jorge A, Ferreira).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Victor de Almeida e Silva;
Carlos Latuff; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação,
1928) |
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A estação de Lages em 05/2002. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 02/2004. Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
27.04.2023
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