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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Doutor Eiras
Lages
Paracambi
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Dom Pedro II (1858-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997- )
LAGES (antiga NICANOR PEREIRA)
Município de Paracambi, RJ
Ramal de Paracambi - km 67,995 (1928)   RJ-1510
Altitude: 42 m   Inauguração: 21.9.1858
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Paracambi foi um dos primeiros ramais a ser construído pela E. F. Dom Pedro II, depois Central do Brasil, entre 1858 e 1861. Funciona até hoje, operado pela Supervias com seus trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: Uma das estações mais antigas do Brasil, Lages foi inaugurada em 1858 e permaneceu como ponta de linha do ramal até 1861, quando a estação terminal de Paracambi foi inaugurada. A estação funciona até hoje para os trens metropolitanos da Supervias, que tem a concessão desde 1997.

"A estação de Lages chamou-se realmente Nicanor Pereira, mas este nome foi usado durante tempos muito antigos, e logo depois substituído por Lages da Central, posteriormente Lages. De Lages partia a E. F. Light (linha da Light and Power, levando à represa de Ribeirão das Lages) passando pelas localidades de Guarajuba e Ponte Coberta (não sei se estas tiveram estações, em Ponte Coberta a linha passava por baixo da Rodovia Presidente Dutra). A E. F. Light tinha bitola estreita e sobreviveu até os anos 1950, e o transbordo com a EFCB era através de um guindaste. Há um trólei na represa até hoje.

O atual prédio da estação de Lages é posterior a 1928, o atual foi construído quando a edificação anterior que era de madeira (não sei se original) pegou fogo isso lá pelos anos 1950/60. Lages não tinha bilheteira desde este incêndio até 1996, quando a Flumitrens instalou o gradeamento e a casa onde hoje é a bilheteria. A cobrança de passagens no ramal era feita no desembarque em Japeri apenas; durante uma época a Central usou trens com roleta dentro, mas logo isso foi abandonado e o ramal passou a operar as estações de Lages e Dr Eiras gratuitamente, sendo eliminada também a cobrança no desembarque em Japeri" (Victor de Almeida e Silva, 03/2009).

ACIMA: A estação de Lages em 1908 (IMS).

ACIMA: A usina de Ribeirão das Lages e o troley a gasolina que em 1911 subia o plano inclinado até a represa.

ACIMA: Baldeação do ramal da Central que vinha da estação de Lages para o trolei que seguia para a usina. A baldeação era feita na represa de Lages. Reparar no carro da Central, em 1911 (Fotos Illustração Brasileira, edição de 1911).
ACIMA: Estação de Lages em 2014 (Foto Jorge A, Ferreira).

(Fontes: Jorge A. Ferreira; Victor de Almeida e Silva; Carlos Latuff; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

A estação de Lages em 05/2002. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 02/2004. Foto Carlos Latuff
 
     
     
Atualização: 27.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.